Uma turista alemã provocou a queda da estátua do Ardina, localizada na Praça da Liberdade, no Porto.

Fonte da PSP do Porto disse ao Observador que o incidente ocorreu este sábado. A mulher ter-se-á agarrado à figura, mas não terá tido intenção de a danificar. A queda ocorreu devido a algum “desgaste” da estátua, acrescentou a mesma fonte. A TVI, por sua vez, refere que a mulher estava a tentar tirar uma fotografia. A PSP referiu ainda que não se registaram feridos.

Um vídeo, onde a estátua aparece caída, foi partilhado nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver uma pessoa estendida no chão.

A estátua de bronze, feita por Manuel Dias em 1990, foi recolhida pelos serviços da Câmara do Porto para posteriormente voltar a ser colocada no mesmo sítio.

O Jornal de Notícias refere que a figura parece não ter ficado danificada. Ao contrário do que aconteceu com a estátua de D. Sebastião, que se encontrava à entrada da estação de comboios do Rossio, em Lisboa. Em maio de 2016, a figura ficou destruída após um jovem se pendurar sobre a mesma, também para tirar uma fotografia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estátua de D.Sebastião na Estação do Rossio, em Lisboa, destruída por jovem

Meses depois, uma escultura de madeira de São Miguel Arcanjo, no Museu de Arte Antiga, foi derrubada por um turista. Ao tirar uma fotografia, o homem de nacionalidade brasileira começou a andar de costas e embateu na escultura do século XVIII, provocando a sua queda.

Visitante derruba escultura do Museu de Arte Antiga