A Google Maps, a aplicação da Google de mapas e imagens terrestres de satélite, incorporou o jogo “Onde Está o Wally?” para que todos os utilizadores possam procurar a personagem britânica. O jogo foi introduzido como uma brincadeira de Dia das Mentiras, que se celebrou no último domingo, e está disponível em todo o mundo até ao dia oito de abril em todos os sistemas operativos, tanto no telemóvel como no computador. Tudo o que tem de fazer é aceder à aplicação e clicar no ícone de menu no canto, que tem o típico chapéu do Wally por cima.

Quando abrir a aplicação, o Wally deve aparecer num canto esquerdo do ecrã a acenar. Se clicar em cima dele, o boneco vai começar a partilhar a localização consigo e desafiá-lo para um jogo: ele está com os amigos Wenda, Woof, Mago Barba-Branca, os Sentinelas e o vilão Odlaw numa aventura na neve na Cordilheira dos Andes e o objetivo, como sempre, é encontrá-lo. Uma ilustração de Wally no meio de skis vai surgir no seu ecrã e só tem mesmo de manter o olho aberto para o ver e ter cuidado com os sósias.

Depois de encontrar o Wally, a brincadeira ainda só está no início: quando clicar em cima dele vai ser “transportado para lugares em todo o mundo” e o boneco vai acompanhá-lo para onde quer que queira viajar através da aplicação. Isto mesmo é o que promete a Google numa página dedicada ao jogo onde Wally é posto a conversar com os clientes da marca na primeira pessoa: “O meu nome é Wally. Eu adoro viajar pelo mundo. É um mundo de diversão. A partir de hoje pode usar o Google Maps para participar de minhas incríveis aventuras de Dia das Mentiras esta semana. Está preparado para uma busca desconcertante? Partilhei a minha localização consigo no Android, iOS e desktop. Pode até mesmo perguntar ao Assistente do Google no seu smartphone, Chromebook ou dispositivo inicial Hey, Google! Onde está o Wally?’ para começar o jogo. A diversão não pára por aí. Assim que me encontrar, será transportado para lugares em todo o mundo, onde poderá pesquisar por mim várias vezes. Incrível! E pode ganhar distintivos ao longo da sua jornada, encontrando-me a mim e aos meus amigos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Se tentar a versão desktop agora, é possível que tenha alguns problemas a aceder ao jogo: é que a Google está a avisar que ainda o está a instalar e que, por isso, os utilizadores podem ter algumas dificuldades. O melhor é ir recarregando a página nas próximas horas para uma experiência mais completa. E aproveitar os tempos livres para experimentar o jogo no telemóvel e partilhar as imagens de Wally nas redes sociais com o utilizador @GoogleMaps e a hashtag #WaldoMaps.