A greve dos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal (IP) obrigou a suprimir 19 dos 34 comboios suburbanos previstos realizar até às 9h00 desta segunda-feira pela Fertagus, segundo a empresa. De acordo com a Fertagus, das 34 circulações previstas, apenas se realizaram 15 (44%). Segundo a empresa, pelas 9h30 a circulação já estava a fazer-se dentro da normalidade.

A Fertagus, que é responsável por 70 mil deslocações diárias, serve atualmente 14 estações, 10 das quais na margem Sul (Setúbal, Palmela, Venda do Alcaide, Pinhal Novo, Penalva, Coina, Fogueteiro, Foros de Amora, Corroios e Pragal) e quatro na margem Norte (Campolide, Sete Rios, Entrecampos e Roma-Areeiro).

Os trabalhadores da IP cumprem esta segunda-feira um dia de greve. A empresa queria serviços mínimos correspondentes a 25% do número de composições habituais de transporte de passageiros, mas o tribunal arbitral entendeu não decretar este serviço face à curta duração da greve e por haver transportes alternativos.

Na lista de serviços mínimos estarão apenas, por exemplo, os comboios que se encontrem em marcha à hora do início da greve, os “serviços necessários à movimentação dos ‘comboios socorro'” e “os serviços urgentes relativos ao transporte de mercadorias perigosas e bens perecíveis”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR