O presidente dos EUA, Donald Trump, aproveitou o domingo de Páscoa para avisar que tem os dias contados o programa DACA, que protege os imigrantes jovens que vivem nos EUA ilegalmente. A ira do presidente norte-americano, visível naquilo que escreveu na rede social Twitter, estará relacionada com o facto de, na sua opinião, o México estar a “fazer muito pouco, ou mesmo nada” para tentar impedir que mexicanos atravessem a fronteira de forma ilegal. Uma reportagem da Fox, sobre uma caravana de imigrantes, terá feito Trump pedir “medidas duras” contra a imigração ilegal.

O programa Deferred Action for Childhood Arrivals (DACA) foi criado por Barack Obama, em 2012, para apoiar, de forma temporária, as centenas de milhares de pessoas que vivem ilegalmente nos EUA mas que foram levadas para o país quando eram crianças. O programa já foi suspenso no ano passado, por Trump, mas ainda não foi possível chegar a um acordo no Congresso — apesar do prazo de seis meses imposto por Trump — sobre a legislação definitiva que deve ser criada. O presidente dos EUA culpa os democratas pelo impasse.

Com a suspensão, não estão a ser emitidas novas autorizações de residência, mas está a ser possível — para já — renovar as que já tinham sido feitas. Ainda assim, Trump alertou que há pessoas que estão a “aproveitar-se” do sistema e, pior, “riem-se das nossas leis de imigração idiotas”. Resultado: estão a chegar “caravanas” de imigrantes ilegais, diz Trump, no que poderá ser uma referência à notícia recente da Fox de que foi intercetada uma caravana que trazia mais de mil imigrantes ilegais, sobretudo famílias vindas das Honduras.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além de garantir que o programa DACA é para acabar, Trump avisou que o México tem de controlar quem entra pela sua fronteira a sul para, depois de atravessar o país, cruzar a fronteira norte para os EUA. Se o governo mexicano não o fizer, Trump garante que vai “acabar com a galinha dos ovos de ouro [do México], o [acordo comercial] NAFTA”. “Precisamos de um muro”, rematou o presidente dos EUA, em letras maiúsculas.