A taxa de desemprego terá descido em fevereiro para os 7,8%, mantendo a tendência abaixo dos 8% que não se verificava desde o verão de 2004, anunciou esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística. Esta estimativa é ainda provisória e pode ser revista no próximo mês. A taxa calculada para o mês de janeiro ficou em 7,9%.

De acordo com os dados conhecidos esta terça-feira, o número de pessoas desempregadas caiu de 409,4 mil para 406,8 mil de janeiro para fevereiro, tendo assim menos 2,6 mil pessoas consideradas em situação de desemprego de acordo com os critérios do INE.

No entanto, esta redução não terá necessariamente sido conseguida à custa de mais emprego, já que o número de pessoas empregadas diminuiu em fevereiro, de 4.777,8 mil pessoas para 4.775,4. Ou seja, a confirmarem-se estes números, no mês de fevereiro houve menos 2,4 mil pessoas empregadas face a janeiro.

Assim, a redução do desemprego que se estará a assistir em relação ao mês de fevereiro acontece devido a uma redução de 5,1 mil pessoas na população ativa, o número que serve de base para o cálculo da taxa de desemprego.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR