786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Os números que dão vantagem ao Real Madrid frente à Juventus

Este artigo tem mais de 5 anos

Juventus e Real Madrid encontram-se numa reedição na final da Liga dos Campeões da época passada. Os espanhóis já só têm a Champions e são superiores fisicamente: será suficiente?

A final da temporada passada sorriu a Ronaldo e companhia
i

A final da temporada passada sorriu a Ronaldo e companhia

Getty Images

A final da temporada passada sorriu a Ronaldo e companhia

Getty Images

Juventus e Real Madrid enfrentam-se esta terça-feira em jogo a contar para a primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões. A partida é uma reedição da final da época passada e coloca frente a frente dois dos grandes candidatos à conquista do troféu. Nos próprios países, os clubes estão em momentos distintos: a Juventus está em primeiro lugar com quatro pontos de vantagem para o Nápoles e o Real Madrid, é terceiro, e já está fora da luta pelo título. Dizem os  especialistas que isto pode dar vantagem aos espanhóis, já que a Champions se apresenta como a única bóia que pode salvar uma temporada algo perdida.

O jornal espanhol As pediu a um verdadeiro especialista – Paco González, professor na Universidade de Valladolid – para comparar espanhóis e italianos a partir da perspetiva física: velocidade de jogo, o momento dos jogadores e a distância percorrida com e sem bola.

O atual bom momento de Cristiano Ronaldo é um dos principais ativos que coloca o Real Madrid um pé à frente da Juventus na partida para o jogo. Depois de uma fraca primeira metade de época, o jogador português já marcou 23 golos em 15 jogos desde o início de 2018. Mas além dos golos, Ronaldo é conhecido pela velocidade; e foi exatamente esse prisma que Paco González analisou. No que toca à distância percorrida em alta velocidade – ou seja, os sprints – avançados e defesas devem estar algo equiparados. Uns precisam de ganhar metros que podem ser essenciais para marcar, os outros precisam de se adiantar para evitar ocasiões de golo. E os números são preocupantes para a vecchia signora.

Por jogo, Cristiano Ronaldo corre 720,5 metros em alta velocidade; ao passo os centrais italianos não chegam aos 400 metros (ficam pelos 395). O internacional português completa mais 35% de sprints do que os defesas da Juventus. Mas esta diferença alarga-se a todos os jogadores das duas equipas, já que a distância percorrida a mais de 24 km/h pelos espanhóis é bastante superior à dos italianos.

Em termos físicos, o especialista consultado pelo jornal desportivo destaca ainda a velocidade com bola dos laterais do Real Madrid: sem bola, os laterais italianos (que devem ser De Sciglio e Alex Sandro, já que Benatia está suspenso) terminam os jogos com quase mais mil metros percorridos do que Carvajal e Marcelo. Ainda assim, quando colocamos a bola à mistura, os laterais madrilenos completam mais 445 metros do que os da equipa italiana.

Outro dos pontos de interesse deste Juventus-Real Madrid é o duelo entre dois médios alemães: Toni Kroos e Sami Khedira. Comparados quando à distância percorrida por minuto, os dois jogadores não apresentam grandes disparidades – ainda que, por norma, Khedira termine os jogos com mais quilómetros nas pernas do que Kroos. A diferença encontra-se, mais uma vez, quando a bola entra em campo. Em drible, o médio madrileno corre mais 16% do que Khedira.

Contudo, um dos pontos fortes de Sami Khedira são os sprints em direção à baliza: o jogador da Juventus alcança os 454 metros acima dos 24 km/h por jogo, mais do dobro do compatriota.

Números à parte, o Juventus-Real Madrid começa esta terça-feira, às 19h45.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora