Primeiro um aviso à navegação: este anúncio pode ferir o espírito (ou o orgulho) dos amantes de automóveis mais machistas. Não porque o M5 tenha alguma coisa de errado. Trata-se da mais recente geração do popular modelo, que concilia como poucos o espaço para a família, o ar discreto e uma motorização capaz de envergonhar muitos coupés desportivos de dois lugares. A questão aqui é que este M5 está kitado com tudo o que é peças da M Performance, em fibra de carbono, claro está, mas o seu condutor é uma senhora, mãe de família, em vez do homem com ar tresloucado e ‘pinta’ de acelera. Até a matrícula é “Moms M5”, ou seja, o M5 da mamã.

O vídeo começa com a mãe a dirigir-se ao BMW, que trocou o ar tradicionalmente discreto por outro bem mais assanhado, fruto das imensas aplicações em carbono concebidas pela divisão de desportivos da marca alemã. Para recuperar o atraso, ou apenas para se divertir um pouco mais, a super mãe mete-se por um atalho, entregando-se a uma condução algo acrobática. Isto enquanto a criança espera em casa, brincando com uma miniatura do… M5.

Tudo acaba bem quando a mãe chega a casa e estaciona o M5 kitado ao lado do BMW do pai, mais velhote e sem quaisquer acessórios, reforçando a ideia que o acelera da família é mesmo a mamã. De recordar que o novo M5 é uma máquina infernal, que concilia de forma particularmente harmoniosa luxo com prestações exuberantes. Numa carroçaria com quase cinco metros de comprimento, que inclui uma bagageira generosa, monta um motor 4.4 V8 turbo que fornece uns impressionantes 600 cv e uns assustadores 750 Nm, força que até lhe permitiria subir paredes, caso os pneus tivessem a necessária tracção. A prova é que só não ultrapassa 250 km/h porque a isso está limitado electronicamente, e atinge 100 km/h em somente 3,4 segundos, o que o coloca ao nível de alguns modelos da Ferrari e Lamborghini.

A potência é habitualmente confiada às quatro rodas, maximizando a eficácia e minimizando os sustos, mas o fabricante propõe igualmente o modo de condução especial para drift, ideal para quando o condutor pretende deliciar-se com slides e atravessadelas controladas.

[jwplatform NS3mA8wQ]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR