Um bispo mexicano anunciou esta terça-feira que chegou a acordo com os traficantes de droga do estado mexicano de Guerrero para que terminem os homicídios de candidatos às eleições gerais de junho, noticia a Bloomberg. Salvador Rangel, bispo na cidade de Chilapa, disse aos jornalistas mexicanos que se reuniu com membros de vários grupos criminosos depois da onda de assassinatos que já causou a morte a 9 candidatos ao estado de Guerrero.

Eu tive a oportunidade de chegar a um acordo, que é o de deixar que as eleições decorram livremente e que ganhará aquele que for mais votado pelo povo. E tenho a promessa, em certas regiões, que este senhores não vão interferir nesse sentido, de assassinatos”

Para aceitar este acordo, os traficantes exigiram que os políticos cumprissem as promessas que prometerem: “se não vão cumprir é melhor não prometerem”, disse Salvador Rangel. O presidente do Instituto Eleitoral de Guerrero disse que as declarações do bispo são uma estratégia da igreja: “somos respeitadores das decisões e estratégias das instituições”

Quem não gostou muito desta decisão do bispo foi o governo federal, que pela voz do ministro do Interior, Alfonso Navarrete, disse que a lei tem que ser cumprida: “Não há dúvidas, as leis têm que ser cumpridas. Se temos um problema em Guerrero, se há um problema de segurança, temos a obrigação de cumprir a lei”, disse. Por sua vez, o bispo disse que “tem a liberdade de falar com qualquer pessoa, principalmente quando se tenta procurar o bem da comunidade”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR