O líder Benfica e o perseguidor FC Porto defrontam neste fim de semana Vitória de Setúbal e Desportivo das Aves, respetivamente, em jogos da 29.ª jornada da I Liga de futebol, uma semana antes do ‘clássico’ entre ambos.

O tetracampeão nacional, que persegue um inédito ‘penta’, desloca-se no sábado a Setúbal motivado pela recente subida ao primeiro lugar — pela primeira vez de forma isolada –, mas terá de contar com a tradicional oposição dos sadinos, ampliada pelo facto de ainda estarem envolvidos na luta pela manutenção.

O FC Porto também vai defrontar no domingo uma equipa em posição delicada, apenas dois pontos acima da zona de despromoção, mas terá a vantagem de o fazer em casa, onde procurará recuperar da derrota por 2-0 sofrida na segunda-feira frente ao Belenenses, que lhe custou o comando da prova.

Com um ponto de vantagem sobre o FC Porto, o Benfica está proibido de repetir o resultado do único jogo disputado em Setúbal nesta época (2-2, para a Taça da Liga), para poder apresentar-se no Estádio da Luz na liderança da Liga, no domingo seguinte, sem depender de um deslize do rival portuense frente ao Aves.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os pressupostos daquela partida não se repetirão no próximo sábado (o Benfica já estava virtualmente eliminado da prova e alinhou com uma autêntica ‘equipa b’) e os dois outros embates realizados nesta temporada saldaram-se por triunfos categóricos dos ‘encarnados’: 2-0 para a Taça de Portugal e 6-0 na primeira volta da Liga.

Sem jogadores suspensos e com apenas um lesionado, o médio Krovinovic, a equipa treinada por Rui Vitória deverá contar com forte apoio dos adeptos no reduto do Setúbal, 13.º colocado, cinco pontos acima da zona de despromoção, e com o acerto do avançado Jonas, melhor marcador da competição, com 33 golos.

Sérgio Conceição também tinha ficado com o panorama clínico mais desanuviado, mas vários jogadores que recuperaram de lesões estão longe da melhor forma e o FC Porto sofreu um duro revés com a lesão grave de Danilo, uma rotura parcial no tendão de Aquiles da perna esquerda, anunciada na quarta-feira pelos ‘dragões’.

O treinador da equipa portuense continua ainda privado de Corona e Marega, melhor marcador da equipa na Liga, com 20 golos, e tem o influente defesa-central Filipe em risco de suspensão para o ‘clássico’, caso receba um cartão amarelo nesta jornada, tal como acontece com os benfiquistas Jardel e Fejsa.

O central Marcano, ausência muito notada no Restelo, devido a suspensão, também deverá regressar ao ‘onze’ do FC Porto para a receção ao Aves, equipa que venceu em nove dos 10 confrontos anteriores, tendo empatado apenas um, precisamente o último, na 12.ª jornada (1-1).

Sem perspetivas de lutar pelo título — posição assumida pelo treinador Jorge Jesus após a derrota por 1-0 em Braga –, o Sporting mantém-se na corrida pelo segundo lugar, mas não terá tarefa fácil na receção ao Paços de Ferreira, que há três rondas impôs o primeiro desaire ao FC Porto na Liga.

A seis pontos de distância do Benfica (que receberão na penúltima jornada) e a cinco do FC Porto, os ‘leões’ terão pela frente uma equipa pacense ainda a lutar pela manutenção, em igualdade pontual com o Setúbal, apenas três dias após o embate com o Atlético de Madrid, para a Liga Europa.

O Sporting de Braga, que reduziu para apenas um ponto o atraso em relação ao Sporting, ao impor-se aos lisboetas na ronda anterior, procura manter viva a luta pela terceira posição, na visita ao reduto do Feirense, 17.º posicionado e primeira equipa abaixo da ‘linha de água’.

Com menos um ponto do que o Feirense, o lanterna-vermelha Estoril Praia recebe o Marítimo, envolvido no duelo pelo quinto lugar — que poderá proporcionar o acesso às competições europeias — com o Rio Ave, adversário do Vitória de Guimarães na sexta-feira, no jogo de abertura da jornada.