O líder da Coreia Norte, Kim Jong-um, acordado com o presidente chinês, Xi Jinping, o regresso à mesa de negociações sobre o programa nuclear norte-coreano com as principais potências do mundo, avança esta quinta-feira o jornal japonês Nikkei.

O jornal cita várias fontes ligadas a ambos os países para dizer que nos documentos que saíram da reunião Kim terá dito a Xi que está disponível a sentar-se à mesa com as principais potências para discutir o programa nuclear norte-coreano, assim como os testes de misseis balísticos.

As conversações, que permitiram o acordo de 1994 que impediu à última hora um conflito entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos, sentam à mesa as duas Coreias, os Estados Unidos, Rússia, Japão e a China.

O jornal diz ainda que Kim poderá transmitir essa disponibilidade a Donald Trump na cimeira planeada para maio, mas que não é claro que as negociações possam de facto ser retomadas.

A Coreia do Norte disse, em negociações passadas, que estaria disposta a abdicar do seu programa nuclear se os Estados Unidos retirassem as suas tropas da Coreia do Sul e a proteção contra ataques nucleares da Coreia do Sul e do Japão, os dois principais inimigos de longa data de Pyongyang.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR