Yulia Skripal, a filha do antigo espião russo que terá sido envenenada juntamente com o seu pai com um agente nervoso, num ataque que o Reino Unido atribui ao Kremlin, terá telefonado a um familiar na Rússia a dizer que estão ambos recuperar do ataque e que espera ter alta do hospital em breve, de acordo a televisão pública russa e com a agência de notícias Interfax.

A gravação da conversa terá sido entregue à imprensa russa pela prima de Yulia Skripal, Viktoria Skripal, e a televisão russa e a Interfax dizem que não conseguiram verificar a sua autenticidade.

Segundo a imprensa russa, Yulia Skripal terá telefonado à sua prima na noite de quarta-feira e disso que “está tudo bem, tudo é resolvível”. “Estamos todos a melhorar, estamos todos vivos”.

Yulia Skripal

“Está tudo bem, está a descansar agora, a dormir. A saúde de todos está bem, ninguém tem problemas de que não se possam resolver. Sairei em breve” do hospital, terá dito, quando questionada sobre a saúde do seu pai.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A prima de Yulia Skripal com quem esta conversa terá acontecido, disse à imprensa russa que planeia viajar em breve para o Reino Unido para tentar trazer Yulia Skripal de volta para a Rússia.

O ataque, que está a criar mau estar entre as principais potências do Ocidente e a Rússia e já levou à expulsão de mais de uma centena de diplomatas russos dos Estados Unidos, Reino Unido e de vários outros países da União Europeia, deixou Sergei Skripal e a sua filha em estado crítico.

No entanto, a BBC noticiou logo no dia 29 que Yulia Skripal estaria a melhorar, consciente e a falar.