A presidente do Congresso dos Deputados (câmara baixa) espanhol, Ana Pastor, disse esta sexta-feira que Moçambique está à procura de mais investimento espanhol, sobretudo em setores como o turismo ou as infraestruturas, falando numa reunião com empresários, em Maputo. Com esta reunião com empresários da câmara hispano-moçambicana, Ana Pastor (PP) concluiu a sua visita oficial de três dias a Moçambique, com um balanço “muito positivo”, disseram fontes da delegação espanhola à agência de notícias Efe.

Participaram no encontro representantes de empresas espanholas como a Caixabank ou Meliá, bem como a Pescamar, filial da Pescanova que opera em Moçambique desde os anos 80. Atualmente, o volume de negócios bilateral entre ambos os países é de 25 milhões de euros, uma balança comercial que Ana Pastor quer melhorar em vários aspetos. Entre os setores em que o Governo moçambicano mostrou interesse em ter maior presença espanhola estão também o desenvolvimento rural e a saúde.

É precisamente nesta área que se enquadra o maior projeto de cooperação espanhola em Moçambique, o Centro de Investigação de Saúde de Manhiça, de referência no tratamento e prevenção da malária, no qual Espanha investiu mais de 24 milhões de euros. Ao longo da viagem, Ana Pastor teve encontros com o Presidente moçambicano, Filipe Jacinto Nyusi, com o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Condugua, e com a presidente do Parlamento, Verónica Macamo.

Em 2017, Espanha e Moçambique celebraram 40 anos de relações bilaterais com a assinatura de um acordo que prevê a contribuição espanhola na formação de médicos especialistas da nação africana, bem como a doação de um milhão de euros ao fundo comum do setor da saúde (ProSaude), apoiado por doadores internacionais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR