Em breve, um utilizador do Facebook poderá apagar mensagens do Messenger da caixa de entrada da pessoa para quem a enviou. Ou seja, algo como “desenviar” uma mensagem. A notícia é avançada pelo portal de notícias de tecnologia TechCrunch, que cita uma fonte oficial da empresa de Mark Zuckerberg. A nova funcionalidade poderá estar ativa nos próximos meses.

A revelação surge um dia depois de o mesmo portal ter noticiado que o Facebook já fez precisamente isso com mensagens do fundador da rede social, Mark Zuckerberg, e com outros executivos da empresa. Segundo a notícia do TechCrunch, várias mensagens que foram enviadas por Mark Zuckerberg a outros utilizadores do Facebook foram inexplicavelmente apagadas das caixas de entrada desses utilizadores. As respostas, paradoxalmente, continuam a existir.

A rede social nunca o tinha admitido publicamente, mas confrontado com provas da eliminação destas mensagens pelo portal de notícias, o Facebook esclareceu o assunto pela primeira vez: “Depois de os e-mails da Sony Pictures terem sido atacados em 2014, fizemos várias mudanças para proteger as comunicações dos nossos executivos. Estas mudanças incluíram limitar o período de retenção das mensagens do Mark no Messenger. Fizemo-lo em total conformidade com as nossas obrigações de preservar as mensagens”, lê-se da resposta enviada ao Tech Crunch.

Mas esta funcionalidade não existe para mais nenhum utilizador da rede social, o que levou o portal noticioso a concluir que se trata de um tratamento especial para Zuckerberg e os outros executivos do Facebook.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um dia depois da divulgação da notícia, o Facebook confirmou que prevê oferecer a funcionalidade a todos os utilizadores em breve. Isto porque, apesar de a empresa justificar a remoção de mensagens de Zuckerberg com motivos de segurança, muitos utilizadores estão a ver esta realidade como uma quebra de confiança.

Numa nova resposta enviada ao TechCrunch, o Facebook pediu desculpa por não ter falado do assunto mais cedo e garantiu que até a funcionalidade estar ativa para todos os utilizadores, não irá continuar a remover mensagens dos executivos da empresa.

“Já discutimos esta funcionalidade várias vezes. E as pessoas que usam a nossa funcionalidade de mensagens secretas na versão encriptada do Messenger já têm a possibilidade de determinar um período de retenção, depois do qual as suas mensagens são automaticamente apagadas. Vamos agora colocar disponível uma funcionalidade de remoção de mensagens mais abrangente. Isto pode levar algum tempo. Até esta funcionalidade estar pronta, não iremos apagar mensagens dos executivos. Já o devíamos ter feito mais cedo, e pedimos desculpa por não o ter feito”, lê-se na resposta enviada pelo Facebook.