Histórico de atualizações
  • Vamos encerrar por aqui este liveblogue, mas continuaremos a seguir no Observador toda a informação sobre a prisão do ex-presidente brasileiro Lula da Silva. Obrigado por nos ter acompanhado.

  • As imagens que ficam para a história do Brasil

    Recorde, nesta fotogaleria, as imagens que vão ficar para a história do Brasil: o dia da detenção de um ex-presidente.

    A detenção de um ex-presidente. As imagens que ficam para a história do Brasil

  • As 15 provas que convenceram os juízes a condenar Lula

    Na manhã deste domingo, pode ler na nossa manchete sobre as 15 provas que convenceram os juízes a condenar Lula da Silva:

    As 15 provas que convenceram os juízes a condenar Lula

  • Atualização: Nove feridos em incidentes à chegada de Lula da Silva à prisão

    Nove pessoas ficaram feridas, incluindo uma criança e um polícia, em incidentes no exterior da sede da Polícia Federal brasileira em Curitiba na noite de sábado, durante a entrada do ex-Presidente Lula da Silva para cumprir pena de prisão. De acordo com fontes da Polícia Militar citadas pelo portal de notícias da Globo, G1, e pela agência Efe, os incidentes ocorreram quando aterrou nas instalações da sede da Polícia Federal (PF) o helicóptero que transportava Lula da Silva, tendo explodido dois supostos petardos no meio da concentração de simpatizantes do antigo chefe de Estado.

    Os agentes federais que se encontravam no interior das instalações da PF responderam lançando gás lacrimogéneo, obrigando os apoiantes de Lula da Silva a dispersarem-se pelas ruas. As forças de segurança também usaram balas de borracha contra os manifestantes que apoiavam Lula da Silva, mas nenhuma dos feridos se encontra em estado grave, embora alguns tenham sido transportados para hospitais.

    Segundo a Polícia Militar, as balas de borracha foram usadas para afastar os manifestantes que, alegadamente, teriam agredido elementos desta força de segurança. A poucos metros destes incidentes estavam dezenas de pessoas a favor da prisão de Lula que, de forma pacífica, foram obrigadas a abandonar o local, medida também aplicada para os jornalistas.

    Antes da chegada do ex-Presidente brasileiro a Polícia Militar estabeleceu um cordão policial entre manifestantes pró e contra Lula da Silva, afastando-os cerca de 30 metros para evitar confrontos. Ainda assim, registaram-se discussões e insultos, assim como empurrões, incluindo contra jornalistas. Incidentes idênticos repetiram-se em concentrações noutras cidades, como em São Paulo, Brasília ou São Bernardo do Campo.

    A pesidente do Partido dos Trabalhadores, o partido de Lula da Silva, disse este domingo aos jornalistas que vai começar uma “vigília cívica que só terminará quando Lula” sair da prisão. “Vamos ter várias manifestações de apoio, de solidariedade, caravanas”, declarou Gleisi Hoffmann.

    O antigo chefe de Estado começou no sábado a cumprir uma pena de prisão de 12 anos e um mês. Lula da Silva, que sempre se declarou inocente, foi considerado culpado dos crimes de corrupção e branqueamento de capitais, por ter alegadamente recebido um apartamento de luxo na cidade do litoral do Guarujá como suborno da construtora OAS, uma das empresas envolvidas nos escândalos da Operação Lava Jato.

    Na madrugada de quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou um ‘habeas corpus’ apresentado pela defesa de Lula da Silva, que visava evitar a sua prisão antes de se esgotarem os recursos na Justiça. Na sequência da decisão do STF, o juiz federal Sérgio Moro decretou a prisão de Lula da Silva e deu como prazo a tarde de sexta-feira (noite em Lisboa), para o ex-Presidente brasileiro se apresentar voluntariamente à Polícia Federal na cidade de Curitiba, no Estado do Paraná, sul do Brasil.

    Luiz Inácio Lula da Silva, 72 anos, foi o 35.º Presidente do Brasil (2003-2011), entregou-se quase 26 horas depois, saindo da sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo, onde estava desde quinta-feira.

    Agência Lusa

  • Lula da Silva entra na prisão no meio de confrontos entre apoiantes e a polícia

    Lula da Silva está preso, quase dois dias depois de ter recebido a ordem de prisão do tribunal. O antigo presidente brasileiro chegou na noite deste sábado (já madrugada de domingo em Portugal) à sede da Policia Federal de Curitiba, local onde vai cumprir a pena de 12 anos de prisão a que foi condenado por corrupção passiva e branqueamento de capitais, no âmbito do processo Lava Jato.

    A chegada de Lula da Silva ao local ficou marcada por confrontos entre a polícia e os apoiantes do antigo presidente do Brasil. As autoridades utilizaram bombas de gás lacrimogéneo e balas de borracha para dispersar a vigília que os apoiantes ali planeavam manter, havendo registo de pelo menos oito feridos, três deles levados para hospitais. Entretanto, as autoridades já tiveram mesmo de fechar o perímetro em torno da sede da Polícia Federal, sendo expectável que os manifestantes não abandonem o local durante a noite.

    Ao longo do dia, o Observador acompanhou em direto os principais desenvolvimentos de um momento decisivo para o Brasil, que começou com o discurso de Lula da Silva na missa em homenagem à sua mulher, passou pela entrega do antigo presidente brasileiro às autoridades após uma primeira tentativa falhada, e terminou com a entrada de Lula no edifício da Polícia Federal, onde ficará preso.

    Na manhã de domingo retomaremos toda a informação sobre este assunto. Até lá, boa noite e obrigado por nos ter acompanhado.

  • É este o ambiente neste momento nas redondezas da sede da Polícia Federal em Curitiba, onde foram lançadas pelo menos dez bombas de gás lacrimogéneo para dispersar os apoiantes de Lula, segundo este repórter do El País.

    A Folha de São Paulo detalha que a sequência de bombas de gás lacrimogéneo foi disparada sem alerta, tendo surpreendido os apoiantes de Lula da Silva que ali planeavam manter uma vigília durante a noite. Ao mesmo tempo, acrescenta o jornal, os manifestantes anti-Lula têm lançado fogos de artifício.

  • Oito feridos em confrontos entre manifestantes e polícia

    Pelo menos oito pessoas ficaram feridas durante os confrontos entre polícia e apoiantes de Lula da Silva em frente ao edifício da Polícia Federal, onde o ex-presidente brasileiro vai ficar preso, avança o Estadão, citando um bombeiro presente no socorro.

    De acordo com aquele jornal, a Polícia Militar já dispersou a manifestação e os apoiantes de Lula, que estavam a atirar pedras aos polícias, encontram-se agora numa rua lateral.

    Pelo menos três dos feridos já foram levados para hospitais, e o Estadão dá conta da existência de um carro de bombeiros no local para prestar assistência aos feridos e os transportar para o hospital.

  • Um vídeo publicado por um repórter do El País Brasil que mostra o momento da chegada de Lula da Silva à seda da Polícia Federal em Curitiba, onde ficará preso.

  • O portal G1, da Globo, diz que se vivem momentos de confusão em frente à sede da Polícia Federal em Curitiba, com a Polícia Militar a ter de intervir com bombas de gás lacrimogéneo e também tiros de borracha para dispersar manifestantes.

  • Polícia usa gás lacrimogéneo para dispersar apoiantes à chegada de Lula

    Segundo a imprensa brasileira, Lula da Silva já saiu do helicóptero, dirigindo-se para o interior da sede da Polícia Federal de Curitiba. Durante a chegada do ex-presidente brasileiro, manifestantes anti-Lula lançaram foguetes e gritaram “Lula na cadeia”, ao mesmo tempo que a polícia dispersou os apoiantes de Lula com gás lacrimogéneo.

  • Entretanto, a viagem entre o aeroporto e a Polícia Federal foi rápida. Lula da Silva acabou de chegar ao edifício policial.

  • Como vai ser a cela de 15 m² em que Lula vai ser preso

    Vale a pena recordar este artigo, em que explicamos como é a cela de 15 metros quadrados com casa de banho privativa em que Lula da Silva será preso, em Curitiba. É para lá que já se dirige.

    Isolado em 15 m2. Como é a prisão de Lula

    Aproveite também para ler este artigo, para conhecer as polémicas em que Lula da Silva está envolvido e recordar o percurso que levou o antigo presidente brasileiro à prisão.

    As polémicas de Lula da Silva, do triplex no Guarujá ao livro de Sócrates

  • Lula já segue de helicóptero rumo à Polícia Federal

    O ex-presidente brasileiro já está a ser transportado, de helicóptero, entre o aeroporto Afonso Pena e a superintendência da Polícia Federal de Curitiba.

  • Exame médico não detetou lesões em Lula da Silva

    O jornal Estadão tem notícias sobre o exame médico a que Lula da Silva foi submetido antes de embarcar para Curitiba: a perícia, conduzida pelo diretor do Instituto Médico-Legal, Nélson Bruni, não detetou nenhuma lesão no corpo do ex-presidente brasileiro. O jornal sublinha que a confusão à saída do edifício do sindicato não deixou “nenhuma marca aparente”.

  • Fogo de artifício na aterragem de Lula

    A Folha de São Paulo dá conta de que se ouviu fogo de artifício na zona do aeroporto no momento em que o avião da Polícia Federal que levava Lula da Silva aterrou.

  • Lula da Silva já aterrou em Curitiba

    O avião que transporta Lula da Silva acabou de aterrar no aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, cidade onde vai cumprir a pena de prisão.

  • Lula da Silva vai ser transportado de helicóptero entre o aeroporto e a sede da Polícia Federal de Curitiba, a capital do estado do Paraná.

  • Preocupações de segurança em Curitiba

    Neste momento, há preocupações de segurança em Curitiba. Há manifestantes anti e pró-Lula em dois locais: o aeroporto e a sede da Polícia Federal.

    O Estadão informa que a direção regional do Partido dos Trabalhadores do Paraná está reunida com o secretário estadual da segurança pública, depois de o presidente daquela estrutura regional ter recebido uma decisão judicial a impedir manifestantes à volta do edifício da Polícia Federal de Curitiba, para evitar confrontos entre os dois grupos.

    Já no aeroporto, há apoiantes de Lula com uma bandeira gigante do Brasil e um carro de som, e entoam-se gritos de apoio ao ex-presidente brasileiro.

  • O avião que transporta Lula da Silva é esperado a qualquer momento no aeroporto Afonso Pena, em Curitiba.

  • Música e barracas de comida em frente à Polícia Federal de Curitiba, à espera de Lula

    Há centenas de simpatizantes de Lula da Silva à espera na sede da Polícia Federal de Curitiba, local para onde o ex-presidente brasileiro será levado depois de aterrar. A Folha de São Paulo conta que há música e barracas de comida num ambiente de homenagem a Lula da Silva.

1 de 6