O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou este domingo o ataque químico que matou pelo menos 70 pessoas na Síria. Em três mensagens publicadas na sua conta pessoal do Twitter, Trump afirmou ainda que “o presidente Putin, a Rússia e o Irão são responsáveis por apoiar o animal Assad” e que há “um grande preço a pagar” por este ataque.

“Muitos mortos, incluindo mulheres e crianças, num estúpido ataque QUÍMICO na Síria. A área da atrocidade está fechada e cercada pelo Exército Sírio, tornando o local completamente inacessível ao mundo exterior. O presidente Putin, a Rússia e o Irão são responsáveis por apoiar o animal Assad. Há um grande preço a pagar. Abram a área imediatamente para ajuda médica e verificação. Mais um desastre humanitário sem qualquer razão. DOENTIO!”, escreveu Trump no Twitter

“Se o presidente Obama tivesse ultrapassado a sua linha vermelha na areia, o desastre sírio teria acabado há muito tempo. O animal Assad já seria história”, acrescentou num terceiro tweet.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este sábado, pelo menos 70 pessoas morreram num ataque químico na cidade de Douma, um dos últimos enclaves de Ghouta Oriental ainda sob o controlo dos rebeldes sírios.

Segundo os Capacetes Brancos, uma organização não-governamental de apoio aos civis que opera nas zonas controladas pela oposição ao governo de Bashar al-Assad, é possível que o número de mortes suba.

Síria. Conselho de Segurança deve reunir-se para discutir ataque químico que matou pelo menos 70 pessoas

A organização publicou vídeos e fotografias que mostram dezenas de crianças a serem assistidas por médicos, depois de terem sido atingidas pelo agente químico — que será gás sarin e terá sido largado de um helicóptero durante a noite de sexta-feira para sábado.