Jogava-se o quarto jogo de qualificação para o Mundial 2019 entre Portugal e Bélgica quando a internacional Jéssica Silva voltou a fazer das suas. Na partida em casa belga, a avançada do Levante protagonizou uma finta de cortar a respiração numa disputa pela bola com a camisola número 22 da equipa adversária, Laura Deloose. A jogada surpreendeu as atletas da Bélgica e até veio a resultar num pénalti que permitiu às portuguesas empatar o duelo pelos pés de Dolores Silva.

O momento aconteceu no último minuto do jogo, já no tempo de compensação, quando Portugal ia perdendo com as belgas por 1-0 com um golo marcado aos 91 minutos por Tine De Caigny. Em busca da igualdade, Jéssica Silva encaminhou a bola até um dos cantos do lado belga e enfrentou a defesa adversária. A batalha terminou com a portuguesa de 23 anos, natural de Vila Nova de Milfontes, a chutar a bola entre as pernas de Laura Deloose — o chamado “túnel” na gíria futebolística. A jogada conquistou a Internet, que nos últimos três dias se rendeu aos pormenores técnicos de Jéssica Silva.

https://www.instagram.com/p/BhUdJ63g23A/?taken-by=433

O resto é o que mostram as imagens: Jéssiva passou a bola a uma colega, que rematou à baliza. A jogada não resultou em golo, mas a defesa belga segurou a bola com a mão para evitar que ela passasse a linha de golo. Foi com o pénalti marcado a seguir que Dolores Silva conseguiu igualar o marcador aos 94 minutos e segundos antes da partida terminar.

Portugal assegurava assim quatro pontos e o terceiro lugar do grupo 6, uma posição em que se arrisca a um playoff com as seleções em segundo lugar para se apurar para o campeonato em França no ano que vem. Com a Itália em primeiro lugar com mais 11 pontos, Portugal pode vir a defrontar a Bélgica, que está em segundo lugar com seis pontos.

Esta não é a primeira vez que Jéssica Silva protagoniza algumas das fintas mais especiais da seleção portuguesa. Ainda no mês passado, a 5 de março, a internacional portuguesa conseguiu fintar duas adversárias de uma só vez num jogo entre Portugal e Noruega no Estádio Municipal Da Bela Vista (Faro) na última jornada da fase de grupos da Algarve Cup. Recorde aqui esse momento.

https://www.youtube.com/watch?v=KgDgDVI0dmY