O chefe de Estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, inicia terça-feira a sua primeira visita de Estado ao principado do Mónaco durante a qual será assinado um acordo de cooperação bilateral, anunciou esta segunda-feira a Presidência. A visita, que decorre até quinta-feira, acontece a convite do príncipe Alberto II, que, em setembro, esteve em Cabo Verde no âmbito da campanha “Mónaco Explorations”, uma expedição científica de três anos que recria a viagem do seu tetravô.

A Presidência da República de Cabo Verde classifica a deslocação de Jorge Carlos Fonseca como “importante e pioneira”, informando que da agenda faz parte um encontro entre os dois chefes de Estado, na quarta-feira, no Palácio Grimaldi. Durante o encontro, adianta a Presidência, serão a abordadas “as perspetivas de cooperação a vários níveis, entre os dois países”.

O Presidente da República de Cabo Verde visitará também o Museu Oceanográfico do Mónaco, altura em que lhe serão apresentados os resultados da missão exploratória feita recentemente em Cabo Verde pelo Príncipe Alberto II. Ainda no Museu Oceanográfico, decorrerá a assinatura do primeiro Acordo Quadro de Cooperação entre Cabo Verde e o Mónaco, a ser subscrito pelos ministros de Estado monegasco, Serge Telle, e dos Negócios Estrangeiros e Comunidades cabo-verdiano, Luis Filipe Tavares.

Durante a visita, Jorge Carlos Fonseca será também acompanhado pelo ministro do Turismo, Transportes e Economia Marítima, José Gonçalves. Cabo Verde e o Mónaco estabeleceram relações diplomáticas há menos de um ano, em agosto de 2017.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR