Quando se pensa na Ericeira é normal associar a vila a um destino privilegiado para a prática de surf. Aliás, vai ser lá que, este fim-de-semana, vai arrancar a Liga MEO Surf, o campeonato nacional da modalidade. O que talvez não seja tão comum associar à Ericeira é o campeonato de surf… do Afeganistão. É isso mesmo: o campeonato nacional afegão teve a sua edição de estreia em 2015 na Praia de Ribeira d’Ilhas e há a possibilidade de voltar no próximo ano.

O Observador falou com o fundador e presidente da Federação Afegã de Surf (WRAA), Afridun Amu, que disse que as condições que se verificam na Ericeira são um dos motivos que tornam Portugal uma escolha. Além disso, destaca a partilha de experiências entre os portugueses e os afegãos.

Os portugueses ajudam-nos a melhorar o nosso surf. Mas além disso também permite mostrar um outro lado do Afeganistão. Muitas pessoas não têm informações sobre o nosso país, só através das notícias.”

Afridun Amu fundou a WRAA em 2012 e passado dois anos, em 2014, a federação afegã foi aceite como o 82.º membro da International Surfing Association (ISA), o organismo que tutela o surf a nível mundial, inclusive junto do Comité Olímpico Internacional. E o facto de o Afeganistão não ter costa marítima não impediu Afridun de conseguir o objetivo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não é preciso ter linha de costa para fazer surf. Há mais países que não têm linha de costa e têm federação de surf. Além de que também é possível fazer surf em rios. Alguns locais formam “ondas” onde é possível surfar. Uma vez já fomos numa expedição no Afeganistão à procura de sítios em rios onde desse para praticar surf”

Para Afridun, o facto de um país normalmente associado a conflitos estar a dar os primeiros passos numa modalidade como o surf pode ajudar a “abrir a mente” das pessoas: “as pessoas são pessoas e o importante é entendermo-nos. O importante é vivermos em paz, não apenas no Afeganistão mas em todo o mundo”, diz.

No campeonato de 2015, em Portugal, participaram oito atletas masculinos e quatro femininos. Afridun ganhou a prova masculina e a prova feminina foi ganha por Sohal Behmanesh. Na altura, em declarações na página da ISA, o surfista disse que “é de grande importância para o Afeganistão ter algo que é bastante normal em qualquer outra parte do mundo”

O campeonato nacional do Afeganistão de 2016 teve lugar no sul de França, em Hossegor, e um ano depois Afridun Amu tornou-se o primeiro surfista afegão a participar nos World Surfing Games, uma prova que aconteceu em Biarritz, também em França. Ficou em 129.º lugar mas, ao Observador, disse que o resultado não era o mais importante.

Participar nos WorldSurfing Games foi uma nova experiência. Quis fazer algo pelo futuro do surf no Afeganistão. O importante foi participar e mostrar que é possível”

Liga MEO Surf arranca este fim-de-semana

Enquanto os atletas afegãos não voltam às águas portugueses, os surfistas nacionais começam esta sexta-feira a Liga MEO Surf, precisamente na Ericeira. A competição era para ter arrancado no fim-de-semana de 9 a 11 de março, na Figueira da Foz, mas o mau tempo que se fez sentir na altura obrigou a alterar o momento de início da prova. A edição deste ano terá como tema a sustentabilidade ambiental.

O objetivo é contribuir para a limpeza das praias por onde a Liga passa, e ao mesmo tempo gerar uma maior consciencialização no que toca à problemática do lixo marinho e ao papel que cada um individualmente pode desempenhar. Na Ericeira, a limpeza de praia vai acontecer nos dias 13 e 14 de abril e tem já confirmada a presença de 200 alunos, entre os 10 e 15 anos, oriundos das escolas do concelho de Mafra, além de outros voluntários que também queiram participar..

Esta ação tem como principal parceiro ambiental a Fundação PT, que viabiliza toda a ação a nível nacional, e a Plastic Sun Days. Na Ericeira a iniciativa conta ainda com a participação da Skeleton Sea, Associação Marmeu e do Movimento Lixo Zero Portugal.

1.ª etapa da Liga MEO Surf vai decorrer na praia de Ribeira d’Ilhas, entre os dias 13 e 15 de março (Créditos: ANSurfistas/Pedro Mestre)

  • Calendário da Liga MEO Surf
    1ª etapa – 13 a 14 de Abril – Allianz Ericeira Pro
    2ª etapa – 4 a 6 de Maio – Renault Porto Pro
    3ª etapa – 1 a 3 de Junho – Allianz Figueira Pro
    4ª etapa – 6 a 8 de Julho – Allianz Sintra Pro
    5ª etapa – 4 a 6 de Outubro – Bom Petisco Cascais Pro