Os Estados Unidos pediram esta terça-feira ao Conselho de Segurança da ONU para votar às 15h00 (20h00 em Lisboa) o projeto de resolução para criar um mecanismo de investigação internacional sobre o recurso a armas químicas na Síria. A informação foi dada por fontes diplomáticas em Nova Iorque citadas por agências internacionais.

Na segunda-feira, a Rússia considerou que o projeto norte-americano contém “elementos inaceitáveis”. Fonte diplomática disse à agência France-Presse que “um veto russo é garantido”. A confirmar-se, será o 12.º veto russo a uma resolução da ONU sobre a Síria desde o início do conflito armado, em 2011.

Segundo uma fonte diplomática, “não houve aproximação” de posições na reunião de peritos dos 15 países membros do Conselho de Segurança que se realizou na segunda-feira para tentar encontrar um consenso.

O projeto norte-americano prevê a criação de um novo “mecanismo de investigação independente das Nações Unidas” (UNIMI) sobre o uso de armas químicas na Síria, com um mandato inicial de um ano, renovável.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A ONU deixou de ter um organismo de investigação para os ataques químicos na Síria depois de, em finais de 2017, uma série de vetos da Rússia ter impedido a renovação do mandato do JIM (Joint Investigation Mechanism, mecanismo de investigação conjunta), um grupo que juntava peritos da ONU e da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ).

O projeto de resolução dos Estados Unidos inclui também uma condenação do regime sírio na sequência do presumível ataque químico perpetrado no sábado contra a cidade rebelde de Douma, em Ghouta Oriental, nos arredores de Damasco, que fez mais de 40 mortos.

A oposição síria e vários países acusam o regime de Bashar al-Assad da autoria do ataque, mas Damasco nega e o seu principal aliado, a Rússia, afirmou que peritos russos que se deslocaram ao local não encontraram “nenhum vestígio” de substâncias químicas.