O deputado do Bloco de Esquerda Moisés Ferreira disse, esta terça-feira, que o Governo tem de decidir entre querer “fazer um brilharete com 0,9 ou 0,7 de défice” ou então “investir na saúde das pessoas“.

Moisés Ferreira reforçou que para o Bloco não há qualquer dúvida perante esta questão: “é importante investir na saúde das pessoas“, referindo-se à situação da ala pediátrica do Hospital de São João, no Porto, onde as condições de atendimento a crianças com cancro não são as necessárias.

O presidente do Hospital de São João, no Porto, admitiu esta terça-feira que as condições do atendimento pediátrico são “indignas” e “miseráveis”, lamentando que a verba para a construção da nova unidade ainda não tenha sido desbloqueada.

Foram noticiadas queixas de pais de crianças com doenças oncológicas sobre a falta de condições de atendimento dos seus filhos em ambulatório e também na unidade do ‘Joãozinho’ para onde as crianças são encaminhadas quando têm de ser internadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

PSD: Centeno coloca “défice acima da saúde dos portugueses”

O PSD vai confrontar o ministro das Finanças sobre o atendimento no Hospital de São João do Porto. Mário Centeno vai falar, na quarta-feira, ao parlamento sobre as dívidas da saúde.

O deputado Ricardo Baptista Leite disse, para além de que vão confrontar o Governo sobre a situação daquela unidade hospitalar, que os sociais-democratas pretendem ouvir a administração do hospital “para esclarecer o que se está a passar”.

Teremos amanhã de manhã [quarta-feira, a partir das 10h], uma audição com o ministro das Finanças que é, de facto, o ministro da Saúde em funções”, disse o deputado do PSD, acrescentando que é Mário Centeno quem está, neste momento, “a tomar as decisões na Saúde”.

Ricardo Baptista Leite acusa Mário Centeno de ter “uma agenda pessoal” que o faz colocar “o défice acima da saúde dos portugueses” e que “o PSD não pode ficar indiferente”.

O social-democrata lembrou que foi a própria administração do hospital a afirmar que “assim que o novo governo entrou em funções, as obras desta nova ala pediátrica foram suspensas [depois de iniciadas pelo anterior executivo]”.

“O país tem assistido à degradação dos serviços prestados aos doentes com cancro”, referiu o deputado do PSD, acrescentando que as crianças “estão a ser tartadas em condições que não são dignas do Serviço Nacional de Saúde, nem do nosso país”.

PCP quer audição parlamentar

O PCP vai requerer a audição parlamentar urgente do ministro da Saúde e da administração do Hospital de São João, no Porto, sobre as condições de funcionamento do atendimento de crianças com cancro naquela unidade hospitalar.

A deputada comunista Carla Cruz prometeu também ir “focar todas as questões de investimento necessário fazer ao nível de infraestruturas e equipamento no Serviço Nacional de Saúde (SNS)” durante a referida audição ao responsável pela tutela, requerida com “carácter de urgência”.

Esta situação é a prova de que a opção central não pode ser a redução do défice, mas a recuperação do investimento público e resolver os problemas das pessoas e mostra a sua premência e urgência, depois de quatro anos de governação PSD/CDS em que houve um decréscimo acentuado no investimento público que degradou a resposta pública, quer no SNS, quer na educação”, disse.

A parlamentar do PCP assegurou que o ministro das Finanças, com audição conjunta prevista para quarta-feira, pelas comissões parlamentares de Saúde e de Finanças, será igualmente questionado sobre este assunto, entre outros.