Os tempos de espera para primeiras consultas de especialidade estão acima dos dois anos em vários hospitais do país. Segundo os mais recentes dados do Ministério da Saúde, a 30 de novembro de 2017 pelo menos 74 consultas apresentavam prazos médios acima de um ano, quando não deveriam exceder os 150 dias. Estes atrasos afetavam cerca de cem mil doentes, avança o Diário de Notícias, que analisou 60 hospitais.

Destas 74 consultas, os tempos de espera agravavam-se ainda mais para 14, onde os doentes tinham de esperar dois anos para serem atendidos. A situação mais grave vivia-se na consulta de dermatovenereologia no hospital de Aveiro onde o tempo de espera era superior a cinco anos para uma consulta que deveria acontecer no espaço máximo de 60 dias. O hospital garante que a situação melhorou, mas a espera continua a ser de três anos.

A justificação para estes atrasos prende-se com falta de profissionais e de vagas, segundo apontam fontes hospitalares. Para além da dermatovenereologia, as piores situações eram nas consultas de ortopedia, urologia ou reumatologia. Olhando para as unidades de saúde, o hospital de Vila Real destacava-se como sendo a que tinha mais especialidades com atrasos superiores a dois anos (quatro).

“A verdade é que os tempos elevados se justificam pelo insuficiente número de médicos desta especialidade e, a este respeito, a direção clínica esclarece que o Centro Hospitalar do Baixo Vouga solicitou vagas de várias especialidades, entre as quais as de dermatologia e reumatologia, sendo que, no último procedimento concursal para recrutamento de pessoal médico, não foi atribuída a este Centro Hospitalar nenhuma vaga de reumatologia, tendo sido atribuída uma vaga de dermatologia — de resto, a única vaga da região centro — à qual não concorreu nenhum recém-especialista”, explicou ao DN fonte do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, que inclui o Hospital Infante D. Pedro, de Aveiro.

Num levantamento feito no início do ano, o Sindicato Independente dos Médicos apontava o facto de metade do horário normal de trabalho dos especialistas ser dedicado ao serviço de urgências para justificar os atrasos nas consultas de especialidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR