Tentou, durante esta manhã, ver o famoso videoclipe do artista Luis Fonsi, “Despacito”, e não conseguiu? A culpa é de piratas informáticos que, após conseguirem alterar as imagens de videoclipes com muitas visualizações, fizeram com que estes fossem retirados. Além do Despacito, músicas  de cantores como Chris Brown, Shakira, DJ Snake, Selena Gomez, Drake e Taylor Swift foram afetados, noticia o The Verge.

Os hackers, segundo reporta o mesmo meio, mudaram a imagem predefinida dos vídeos para uma imagem da série espanhola “A Casa de Papel”. Um utilizador no Twitter afirma que é um dos autores do ataque e que os fez “pela graça”, tendo apenas utilizado um código informático para perpetuar o ataque.

Todos os vídeos que tiveram a imagem alterada são das contas VEVO artistas, uma parceria entre discográficas americanas para divulgação de vídeos no Youtube. Depois de retirados, os vídeo já estão a voltar à plataforma sem as imagens alteradas e mantendo o mesmo número de visualizações.. Ainda não se sabe quantos vídeo foram ao todo afetados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR