“Era importante,que o festival EDP Cool Jazz regressasse a Cascais para celebrar a sua 15ª edição. É um prazer voltar”, disse esta quarta-feira a promotora Karla Campos, acrescentando: “Era um desejo nosso com o qual a EDP [patrocinadora do festival] e a câmara de Cascais concordaram”. As declarações foram prestadas em conferência de imprensa, que decorreu no município onde o festival nasceu e a que este ano regressa e que contou com a presença do presidente da câmara de Cascais, Carlos Carreiras.

Dead Combo e Elas e o Jazz em julho no CoolJazz em Cascais

Lembrando que Cascais foi “o lugar que idealizou para criar o festival há 15 anos”, Karla Campos falou de uma “edição especial que promete” e que terá concertos a decorrer em dois locais, o Parque Marechal Carmono e o Hipódromo Manuel Pessolo, que ficam a cerca de 200 metros um do outro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[Num ano em que celebra 60 anos de carreira e 50 desde que editou o álbum ‘Astral Weeks‘, Van Morrison volta a Portugal]

A 15ª edição do EDP Cool Jazz inclui concertos de David Byrne e Van Morrison — os cabeças de cartaz não oficiais — e de Badbadnotgood (com concerto de abertura dos Dead Combo), Salvador Sobral (em noite que conta ainda com uma atuação de Toty Sa Med, artista escolhido pelo vencedor da Eurovisão), Gregory Porter (com concerto de abertura das portuguesas Elas e o Jazz), Jessie Ware (ficando Jordan Rakei com as honras de abertura) e Norah Jones. A cantora vai dar um concerto acompanhado pelo baixista Chris Thomas e pelo virtuoso baterista Brian Blade.

[David Byrne, fundador dos Talking Heads, apresentará em Portugal o seu mais recente álbum a solo, ‘American Utopia’]

“Trazer um David Byrne, uma Norah Jones ou um Van Morrison não é propriamente fácil”, afirmou a promotora, acrescentando que Salvador Sobral “é um filho do EDP Cool Jazz”, já que se projetou no festival antes mesmo de vencer a Eurovisão. Além dos seus temas, o cantor de “Amar pelos Dois” vai tocar também “temas de outros artistas jazz que o inspiraram, como Chet Baker”, revelou a programadora.

Há muito tempo que queria trazer o Van Morrison e o David Byrne. Estamos sempre a trabalhar na programação do festival, 365 dias por ano. O festival já tem algum peso e é querido pelos artistas e managers. Como não há muitos palcos e concertos por dia, os artistas sentem que têm uma noite deles”, disse Karla Campos ao Observador, sublinhando ainda o facto do cartaz aliar históricos com músicos emergentes (como Salvador Sobral, Jessie Ware e Badbadnotgood), que apelam habitualmente a um público mais jovem.

Este é o “regresso de um filho pródigo” à cidade, apontou o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, afirmando ainda que “foi aqui [Jardins do Casino Estoril, no concelho de Cascais] que o Salvador Sobral se despediu quando teve problemas de saúde. Na altura, disse-lhe que levava as energias daqui e deste concerto e agora é um prazer vê-lo regressar”.