Rádio Observador

Natureza

Há 5 milhões de anos uma cascata com mais de um quilómetro encheu o Mediterrâneo

1.194

Há seis milhões de anos o Mediterrâneo secou parcialmente devido à "separação" do Atlântico. Depois, a parte ocidental do mar encheu de novo. A parte oriental teve a ajuda de uma cascata.

Instituto de Ciencias de la Tierra Jaume Almera/ Youtube

Há seis milhões de anos a ligação entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico “fechou”. Aquilo que hoje é o estreito de Gibraltar deixou de ter água a correr e o Mediterrâneo sofreu com isso. O mar secou parcialmente, com uma descida do nível média das águas entre os 1.300 e os 2.400 metros.

O que todos sabemos é que, atualmente, o Mediterrâneo está de novo cheio e a ligação entre este e o Atlântico existe de novo. Mas como é que aconteceu? Umas das hipóteses é a de uma ‘mega-inundação’ que começou com a “reabertura” do estreito de Gibraltar, que encheu primeiro a bacia ocidental e depois, através do estreio da Sicília, a parte oriental. Tudo isto aconteceu há 5 milhões de anos e alguns estudos indicam que o processo demorou cerca de dois anos.

Agora, um novo estudo publicado na Scientific Reports parece ajudar a comprovar esta hipótese, dando mais pormenores sobre aquilo que terá acontecido na parte oriental do mar. Os investigadores descobriram um conjunto de sedimentos em cima de um manto de sais anterior à seca do mar, no estreito da Sicília. Por cima desses sedimentos encontravam-se outros de origem marinha, ali depositados depois de a ligação com o Atlântico ter sido restabelecida. Ao jornal espanhol ABC, Daniel García-Castellanos, um dos co-autores do estudo,  disse que os depósitos identificados “têm características típicas de sedimentos com origem em inundações catastróficas”

Os investigadores descobriram também um local na Sicília pelo qual as águas teriam entrado na bacia Jónica. O canhão submarino de Noto, com uma largura de 6 quilómetros terá recebido grande parte da água que entrou na bacia mediterrânea, formando uma cascata com cerca de um quilómetro e meio de altura.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)