A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi de 0,7% em março, acelerando face aos 0,6% observados em fevereiro, confirmou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). De acordo com o INE, a variação homóloga do indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) foi de 0,8% em março (face aos 0,6% registados em fevereiro), confirmando também os dados avançados na estimativa rápida publicada a 29 de março.

A variação mensal do IPC foi, por sua vez, de 1,9% (após uma variação de -0,7% em fevereiro e 1,8% em março de 2017) e a variação média dos últimos 12 meses foi de 1,2% (que compara com os 1,3% registados no mês precedente). O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação homóloga estimada de 0,8%, taxa superior em 0,1 pontos percentuais à do mês anterior e inferior em 0,6 pontos percentuais à estimativa do Eurostat para a área do Euro (em fevereiro, esta diferença foi de 0,4 p.p.).

O IHPC registou uma variação mensal de 2,2% (-0,6% no mês anterior e 2,0% em março de 2017) e uma variação média dos últimos doze meses de 1,4% (valor inferior em 0,1 pontos percentuais ao registado em fevereiro).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR