O Reino Unido pediu esta quinta-feira uma reunião do Conselho de Segurança para discutir as conclusões da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) sobre o agente neurotóxico utilizado para envenenar o ex-espião russo Serguei Skripal.

A reunião deve realizar-se na próxima semana, precisou a missão britânica nas Nações Unidas. O Governo britânico tinha anunciado horas antes que pediu uma reunião do conselho executivo da OPAQ na próxima quarta-feira, 18 de abril, sobre o caso Skripal.

A OPAQ, organização internacional de controlo do armamento químico, anunciou neste dia que as análises feitas por quatro laboratórios a amostras biológicas e ambientais “confirmam as conclusões do Reino Unido relativamente à identidade do químico que foi usado em Salisbury”.

Caso Skripal. Organização internacional confirma que o químico usado foi novichok, agente nervoso desenvolvido pela Rússia

Serguei Skripal, e a filha, Yulia, foram encontrados inconscientes a 4 de março em Salisbury, no sul de Inglaterra. Os Skripal estiveram em estado crítico durante mais de um mês, até que, na semana passada, Yulia recuperou, tendo tido alta na terça-feira, e, já esta semana, Serguei Skripal saiu do estado crítico, mantendo-se hospitalizado.

O caso Skripal provocou uma crise diplomática que se traduziu numa ação coordenada inédita de expulsão de mais de 300 diplomatas russos de vários países ocidentais, incluindo os Estados Unidos e dois terços dos países membros da União Europeia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR