A agência de notação financeira DBRS melhorou esta quinta-feira o rating do Santander Totta, dentro do grau de investimento, e considerou que este está a “solidificar a sua posição como banco número dois em Portugal”.

A DBRS melhorou os ratings dos bancos espanhóis Santander e CaixaBank, no seguimento da melhoria da nota da dívida soberana de Espanha (de A- para A). Uma vez que o espanhol Santander detém o Santander Totta, a DBRS indicou também que melhorou o rating do Santander Totta de A- para A.

Em comunicado, a agência destacou o apoio da casa-mãe Santander ao Santander Totta e diz que este, desde a aquisição do Banco Popular Portugal, está a “solidificar a sua posição como banco número dois em Portugal”.

Quanto ao espanhol Santander, a DBRS melhorou a sua nota para A+, acima da nota de Espanha (A), considerando que este beneficiará das melhorias da economia espanhola e da posição soberana de Espanha.

A DBRS melhorou também o rating do CaixaBank (que detém o banco BPI) para A, considerando que também “continuará a beneficiar das condições económicas favoráveis” de Espanha. Destacou ainda o trabalho feito na melhoria da sua rentabilidade e a redução de crédito malparado.

O CaixaBank é o terceiro maior banco em Espanha em ativos, detendo uma quota de mercado de 16% no crédito e 14% nos depósitos, segundo a DBRS. O Santander é um dos 10 maiores bancos da Europa em ativos, tendo elevadas quotas de mercado tanto em países da Europa como na América.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR