Tal como o Facebook, o Instagram vai permitir aos utilizadores descarregarem toda a informação da sua conta e ficarem com uma cópia offline, avança o TechCrunch. “Estamos a desenvolver uma nova ferramenta de portabilidade de dados. Em breve, vão poder descarregar uma cópia de tudo o que partilharam no Instagram, incluindo fotos, vídeos e mensagens”, disse um porta-voz do Instagram à mesma publicação.

A novidade surgiu depois de a TechCrunch ter revelado que era impossível fazer uma cópia das contas do Instagram, ao contrário do que acontece com a rede social “mãe”, o Facebook. Assim, torna-se mais fácil para os utilizadores que quiserem deixar a conta fazerem-no sem perderem as fotos que partilharam. Isto também vai ajudar a rede social a cumprir com a nova regulação europeia de proteção de dados, o RGPS, que entra em vigor a 25 de maio.

Atualmente, é impossível fazer download das fotos e vídeos que os utilizadores partilham no Instagram. Por isso, quem as tiver apagado da memória, mas quiser recuperá-las mais parte, a partir da rede social, não consegue. Com esta nova funcionalidade, já vai ser possível. O Facebook tem a opção equivalente “Download YourInformation” desde 2010. Comprou o Instagram dois anos depois por mil milhões de dólares.

O TechCrunch ainda não tinha conseguido apurar se além das fotos, vídeos e mensagens, também vai ser possível copiar a lista de seguidores, de pessoas que segue, de gostos, de comentários, storys e as capturas que se fazem com os posts na nova funcionalidade. Isto vai permitir que as pessoas fiquem com uma cópia de segurança de tudo o que partilham no computador.

A 27 de março, o Observador questionou o Facebook sobre a impossibilidade de copiar toda a informação que os utilizadores têm na rede social, mas na altura, a empresa remeteu-nos para as políticas de privacidade do Instagram, sem prestar mais declarações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR