Bruno de Carvalho

Depois de Ricciardi, mais quatro membros do Conselho Leonino apresentaram demissão

593

Já está em cinco o número de membros do Conselho Leonino que se demitiram depois das polémicas que envolveram o presidente do Sporting e os jogadores. Na carta de demissão, fala-se em "esperança".

MIGUEL A. LOPES/EPA

Dois dias depois da demissão de José Maria Ricciardi, o Conselho Leonino teve mais quatro baixas. Horas antes da vitória do Sporting contra o Atlético de MadridJosé Moniz Pereira, Francisco Calheiros, Francisco Soares dos Santos e António Pedro Carmona enviaram uma carta ao presidente da Assembleia Geral do clube, Jaime Marta Soares, a apresentar a sua demissão daquele órgão social.

Na carta, à qual o Correio da Manhã teve acesso, os quatro agora ex-membros confessam que não se reveem na “atual situação do clube”. Apesar da demissão, manifestam “esperança para que possa haver uma mudança profunda na situação atual e na recuperação do prestígio (…) e da imagem” do Sporting.

[“Ai, ai, ai, o coitadinho”. “Isto é um psicopata”. “Nós não merecíamos isto”. Veja no vídeo o minidoc do Observador “Eu é que sou o Presidente” sobre a crise que abalou o Sporting]

José Maria Ricciardi foi o primeiro membro a retirar o apoio ao presidente do Sporting, Bruno de Carvalho. Na passada quarta-feira, o banqueiro anunciou a sua saída. “Regressado dos Estados Unidos e perante os acontecimentos mais recentes e a evolução entretanto verificada no Sporting, deixam de estar reunidas as condições para me manter nos órgãos sociais. É hora de retirar o apoio ao presidente do Sporting, dr. Bruno de Carvalho”, disse ao jornal desportivo Record.

Todas estas demissões vêm na sequência da polémica que se instalou no clube. Depois de o Sporting ter sido derrotado pelo Atlético de Madrid, na primeira mão da Liga Europa, Bruno de Carvalho recorreu às redes sociais para criticar o desempenho dos seus jogadores. A publicação gerou revolta nos futebolistas, que também usaram o Facebook para responder ao presidente e criticar o seu comportamento.

Bruno de Carvalho ameaçou os jogadores com processos disciplinares mas acabou por recuar. Isso não fez com que a tensão diminuísse. Pelo contrário, continua a ser posta em causa a continuidade do presidente naquela função e várias personalidades pedem a sua demissão.

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: cbranco@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)