Lula da Silva

Venezuela. Assembleia Constituinte aprova moção de apoio a Lula da Silva

Autor da proposta diz que Venezuela está "a apoiar a defesa da Constituição". Vice-presidente da Assembleia Constituinte disse que "Lula da Silva está sequestrado pelas elites corruptas do Brasil".

Sebastiao Moreira/EPA

A Assembleia Constituinte da Venezuela aprovou na quinta-feira uma moção de apoio ao antigo Presidente do Brasil Lula da Silva, condenado a 12 anos de prisão por corrupção passiva e branqueamento de capitais. “Os nossos irmãos e irmãs do Brasil devem saber que estamos com eles, acompanhando a sua luta. Estamos a apoiar a defesa da Constituição [do Brasil] e o seu direito à livre autodeterminação dos povos”, disse o autor da proposta, Francisco Torrealba.

A moção foi aprovada durante uma sessão ordinária da Assembleia Constituinte, composta unicamente por chavistas [referência ao regime do falecido Presidente Hugo Chávez], durante a qual a vice-presidente do órgão, Tânia Díaz, sublinhou que o político brasileiro não está preso. Luiz Inácio “Lula da Silva está sequestrado pelas elites corruptas do Brasil”, para impedir a candidatura do líder do Partidos dos Trabalhadores às eleições presidenciais de outubro próximo.

Tânia Díaz acrescentou que os brasileiros são vítimas de uma agressão, feita pela direita que procura cumprir um projeto neocolonizador. A presidente da Assembleia Constituinte, Delcy Rodríguez, indicou que o documento vai ser entregue a Lula da Silva. A 5 de abril último, o Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil negou um ‘habeas corpus’ apresentado pela defesa de Lula da Silva, que visava evitar a sua prisão. antes de se esgotarem os recursos na Justiça.

Na sequência da decisão do STF, o juiz federal Sérgio Moro decretou a prisão do antigo Presidente, que se entregou à polícia dois dias depois. Luiz Inácio Lula da Silva, de 72 anos, foi o 35.º Presidente do Brasil (2003-2011) e é o primeiro ex-chefe de Estado condenado por um crime comum.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Brasil

Crónica sobre uma crónica sobre o sr. Lula

Alberto Gonçalves
2.241

O apogeu da demência foi atingido na lendária “missa” que precedeu a prisão: “Já não sou um ser humano. Sou uma ideia.”, proclamou. É deste material que se fazem boa parte das calamidades históricas.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site