478kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Assessora de Trump publica foto enganadora

Este artigo tem mais de 4 anos

Na noite de sábado, a imagem no gabinete de crise da Casa Branca publicada no Twitter passava a ideia de que o ataque à Síria estava a ser monitorizado ali. Mas a fotografia era de quinta-feira.

A assessora de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, manteve a mensagem que transmitiu com a foto
i

A assessora de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, manteve a mensagem que transmitiu com a foto

Mark Wilson/Getty Images

A assessora de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, manteve a mensagem que transmitiu com a foto

Mark Wilson/Getty Images

Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

A imagem foi publicada pela assessora de imprensa de Donald Trump na noite de sábado na rede social Twitter, um dia depois da intervenção dos Estados Unidos, Reino Unido e França na Síria. Mostrava o presidente americano na sala de crise da Casa Branca reunido com várias pessoas, entra elas o vice-presidente.

Na legenda, a mensagem aludia a uma reunião a preparar o ataque à Síria. O problema é que, naquele dia, o vice-presidente, Mike Pence, estava no Peru e os utilizadores do Twitter não perdoaram. Acusada nas redes de transmitir informação enganadora, Sarah Sanders acabou por vir clarificar a situação este domingo, assumindo que a imagem correspondia a uma reunião realizada na última quinta-feira, mas mantinha a mensagem que queria passar.

Segundo o The Guardian, na publicação feita através da sua conta profissional, Sarah Sanders escreveu: “Ontem à noite, o presidente avisou os nossos adversários: quando ele desenha uma linha vermelha, ele cumpre”. A mensagem era ilustrada com uma imagem captada na sala de crise da Casa Branca, onde Trump tinha sentado à sua direita o vice-presidente, transmitindo a ideia de que naquela reunião estariam a gerir o ataque à Síria a partir dali e naquele momento.

Quando viu a publicação, Walter Shaub — que trabalhou no Gabinete de Ética do Governo e se demitou por considerar que Trump não dava qualquer relevância ao trabalho ali realizado — não hesitou em reagir. “Tweet fascinante em que Sarah Sanders revela que Mike Pence está simultaneamente no Peru e em Washington”, publicou no Twitter. Os comentários seguiram-se, mesmo com alguns utilizadores a analisar as indumentárias dos intervenientes e a referirem que, por exemplo, a gravata de Trump era a mesma que ele tinha usado numa aparição de quinta-feira.

No domingo a assessora de imprensa da Casa Branca veio dizer aos jornalistas que mantinha a mensagem inicial, mas acrescentando que a imagem que publicou era, de facto, de quinta-feira. Ainda assim manteve a mensagem, sem qualquer pedido de desculpa pelo lapso.

Não é a primeira vez que o governo de Trump reutiliza fotos antigas em publicações das redes sociais, que acabam a gerar polémica. O próprio presidente já o fez, até recentemente, quando quis passar a mensagem de que o muro na fronteira com o México estava a seguir os planos de construção em bom ritmo.

A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.