Festival de Cannes

Filmes de Gabriel Abrantes e Duarte Coimbra na Semana da Crítica em Cannes

"Diamantino" e "Amor, Avenidas Novas" vão estar na Semana da Crítica do Festival de Cannes, de 9 a 17 de maio. Os filmes são de dois portugueses: Gabriel Abrantes e Duarte Coimbra.

FDC/FLORE MAQUIN/PIERROT LE FOU/GEORGES PIERRE / HANDOUT/EPA

Os filmes “Diamantino”, de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, e “Amor, Avenidas Novas”, de Duarte Coimbra, foram selecionados para a Semana da Crítica do Festival de Cannes, em maio, foi anunciado esta segunda-feira.

A 57.ª Semana da Crítica de Cannes, um dos programas paralelos do festival francês, decorrerá de 9 a 17 de maio e o júri é presidido pelo realizador dinamarquês Joachim Trier.

Gabriel Abrantes e o realizador norte-americano Daniel Schmidt competirão com a longa-metragem de ficção “Diamantino”, centrada num jogador de futebol, protagonizado por Carloto Cotta. Do elenco desta coprodução entre Portugal, Brasil e França fazem parte ainda Cleo Tavares e as irmãs Anabela e Margarida Moreira.

Os dois realizadores têm trabalhado juntos nos últimos anos em filmes como “Tristes Monroes” (2017) e “A History of Mutual Respect” (2010). Na competição de curtas-metragens estará presente “Amor, Avenidas Novas”, ficção de Duarte Coimbra feita em contexto escolar e produzida pela Escola Superior de Teatro e Cinema.

Esta será a estreia internacional, uma vez que “Amor, Avenidas Novas” será exibido semanas antes no festival IndieLisboa, onde integra em simultâneo as competição nacional e internacional de curta-metragem.

A abertura da Semana da Crítica ficará por conta de “Wildlife”, primeiro filme do ator e realizador norte-americano Paul Dano, protagonizado por Carey Mulligan, enquanto o encerramento será com “Guy”, do francês Alex Lutz. Criada em 1962 para revelar novos talentos, a Semana da Crítica de Cannes é uma iniciativa do Sindicato Francês dos Críticos de Cinema.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)