Pelo menos sete reclusos morreram e 17 outros ficaram feridos com gravidade na sequência de lutas entre os detidos numa prisão de segurança máxima no estado da Carolina do Sul, no sudeste dos Estados Unidos.

Os confrontos ocorreram no Lee Correctional Institution, uma penitenciária em Bishopville, no condado de Lee, Carolina do Sul. Um porta-voz do departamento de prisões daquele estado, Jeff Taillon, anunciou o primeiro balanço dos desacatos e revelou que agentes estaduais participaram nas operações para controlar a situação, o que aconteceu perto das 3h00 (8h00 em Lisboa).

Taillon acrescentou que nenhum dos agentes da polícia ficou ferido nas operações. Os confrontos entre os reclusos começaram cerca das 19h15 de domingo e 17 feridos graves tiveram de receber cuidados médicos fora da prisão. O departamento da Carolina do Sul responsável pelas penitenciárias indicou que os confrontos ocorreram em três unidades de detenção.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na penitenciária de máxima segurança de Bishopville estão atualmente cerca de 1.500 reclusos, alguns dos mais violentos e a cumprir as maiores penas da Carolina do Sul. Em 2015, dois guardas prisionais foram esfaqueados e em fevereiro um recluso matou outro.