O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, termina esta quarta-feira a sua vista de Estado de três dias a Espanha com uma deslocação à cidade de Salamanca, na companhia do rei Felipe VI. Esta manhã, os dois chefes de Estado vão viajar juntos de helicóptero desde Madrid até Salamanca, na Comunidade de Castela-Leão, uma das 17 comunidades autónomas de Espanha.

Depois de visitarem uma feira de startups com algumas empresas portuguesas, Marcelo Rebelo de Sousa e Felipe VI vão discursar numa sessão solene na Universidade de Salamanca, que celebra os seus 800 anos. Nessa cerimónia, que contará também com intervenções dos reitores das universidades de Salamanca, Daniel Hernández Ruipérez, e de Coimbra, Gabriel Silva, irá ouvir-se a canção “Acordai”, de Fernando Lopes Graça e José Gomes Ferreira, cantada pelo coro universitário.

Antes de regressar a Lisboa, o Presidente da República terá um almoço oferecido pelo Presidente da Comunidade de Castela-Leão, Juan Vicente Herrera, já ao início da tarde.

O chefe de Estado chegou a Espanha no domingo à noite, mas o programa oficial só teve início no dia seguinte. Nesta sua primeira visita de Estado ao país vizinho e principal parceiro económico de Portugal, esteve acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e pelos deputados Carla Barros, do PSD, Luís Testa, do PS, António Carlos Monteiro, do CDS-PP e Rita Rato, do PCP — o Bloco de Esquerda optou por não se fazer representar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na segunda e na terça-feira, teve encontros institucionais com o rei Felipe VI e o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, em Madrid, e discursou nas Cortes, numa sessão conjunta do Congresso dos Deputados e do Senado, que ficou marcada por um gesto simbólico de parlamentares pró-independência da Catalunha.

Com cravos amarelos ao peito, em sinal de apoio aos políticos catalães presos, cerca de vinte parlamentares cantaram no hemiciclo a canção-símbolo do 25 de Abril “Grândola, Vila Morena”, de Zeca Afonso, após a intervenção do Presidente da República, que foi aplaudida de pé.

Marcelo Rebelo de Sousa deslocou-se a Madrid numa curta visita oficial logo oito dias após ter tomado posse como Presidente da República, na tarde de 17 de março de 2016, vindo do Vaticano, para um encontro com o rei de Espanha, seguido de um jantar no Palácio Real. Oito meses depois, os reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, estiveram em Portugal, entre 28 e 30 de novembro, em visita de Estado, com passagens pelo Porto, Guimarães e Lisboa.