O duelo teve lugar em Flevonice, Holanda, na pista de gelo artificial mais longa do mundo, e opôs dois adversários improváveis: Shaolin Sándor Liu, patinador de velocidade que conquistou a medalha de ouro para a Hungria na prova de 5.000 metros nos Jogos Olímpicos de Inverno, e o novo Jaguar XE 300 Sport, uma berlina com 300 cv extraídos de um motor Ingenium 2,0 litros a gasolina, que usufrui de um avançado sistema de tracção integral. Mas o filme não estaria completo sem um terceiro elemento – no caso, a namorada de Shaolin Sándor Liu. Elise Christie é também patinadora (integra a equipa britânica de patinagem de velocidade) e começou, naturalmente, por torcer pela sua cara-metade. Até que, depois, se sentou no lugar do passageiro e se deixou conduzir pelo responsável pelo desenvolvimento do sistema de estabilidade, Sean Haughey. A partir daí, começou a torcer-se no banco e a torcer pela equipa da Jaguar. Mas o melhor é ver o vídeo:

[jwplatform jexmoO0L]

Shaolin Sándor Liu percorreu a pista do Flevonice Sports e Funpark em 4 minutos e 4 segundos, marca que foi batida pelo XE. O 300 Sport conseguiu dar a volta à pista em 3 minutos e 3 segundos, a uma velocidade média de 59 km/h. Foi, portanto, o vencedor de uma prova muito difícil, nas palavras do responsável técnico da Jaguar Land Rover:

O gelo é uma das superfícies mais complicadas para qualquer veículo e, com esta prova, o XE demonstrou a sua capacidade sobre qualquer superfície com um comportamento inigualável nas condições mais adversas”, sublinha Mike Cross.

O novo 300 Sport junta-se à gama do XE, bem como à do XF e do XF Sportbrake com um design exterior único e pormenores no interior exclusivos. Visualmente, destacam-se os detalhes em Dark Satin Grey, incluindo os acabamentos dos espelhos exteriores, spoiler traseiro e acabamento da grelha dianteira, em complemento aos logótipos 300 Sport na grelha dianteira e na tampa da bagageira. Já as jantes em liga leve, de 19 ou 20 polegadas, exibem um acabamento Satin Technical Grey e são exclusivas desta edição especial, tal como as pinças de travão com o anagrama 300 Sport.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

9 fotos

Enquanto a gama XE estará disponível apenas com o 2,0 litros a gasolina de 300 cv, nos XF e XF Sportbrake também pode entrar ao serviço um 3,0 litros TDV6, igualmente com 300 cv. De resto, qualquer um destes modelos beneficia de série de melhorias como as protecções das embaladeiras metálicas com o anagrama Jaguar (iluminadas nas versões XF), espelho retrovisor interior sem moldura e com anti-encandeamento automático, comandos dos bancos eléctricos Chrome, entre outras.

As versões 300 Sport nos Jaguar XE, XF e XF Sportbrake já podem ser adquiridas por valores que se iniciam, respectivamente, nos 68.913€, 80.863€ e 81.492€.