O cenário podia ser o de um filme de Hollywood. “É uma invasão, claramente”, disse Tanya Speight, moradora da cidade de Victorville, no estado norte-americano da Califórnia, que na passada segunda-feira foi invadida por bolas de arbustos gigantes. Speight recordou ao jornal The Guardian que, quando há vento, há algumas bolas de arbustos gigantes que voam e acumulam-se nas ruas “mas não tantas assim”.

E foram tantas que houve moradores que ficaram encurralados nas próprias casas. “Foi demais… aquilo vinha e vinha“, contou outro morador. Outro descreve a invasão como um “tornado”. A porta-voz da cidade, Sue Jones, estima que entre 100 a 150 casas foram afetadas pelo ataque de bolas de arbustos. Um morador ficou preso na sua própria casa durante duas horas até que conseguissem remover as bolas de arbustos gigantes que se acumularam em frente à sua entrada e garagem. Este fenómeno foi provocado por ventos fortes que se fizeram sentir na segunda-feira, naquela localidade.

Os bombeiros do condado de San Bernardino e uma empresa chamada Burrtec Waste Industries ajudaram as equipas da divisão de obras públicas a limpar as ervas daninhas na terça-feira.

“O objetivo principal é limpar a frente das casas, remover as ervas daninhas para permitir que os moradores tenham acesso seguro às suas casas”, disse Sue Jones, acrescentando: “Com ventos tão fortes como estes, limpam certas áreas, mas mais arbustos estão de volta com o vento.”