Pela segunda vez esta época Sporting e FC Porto voltaram a encontrar-se na meia-final de uma competição nacional. Pela segunda vez o jogo foi a penáltis. E pela segunda vez o FC Porto foi eliminado. Como se já não houvesse segundas vezes que bastassem, aqui fica mais uma: a equipa de Sérgio Conceição voltou a perder depois de atirar uma bola ao poste. E sempre ao mesmo: o direito (ou esquerdo, se preferirmos colocar-nos no lugar do guarda-redes).
Esta falta de sorte (ou de eficácia) começou no dia 24 de janeiro, quando as duas equipas se encontraram em Braga para jogar a meia-final da Taça da Liga. No final dos 90 minutos o nulo mantinha-se e o encontro foi decidido da marca dos 11 metros. Na altura, o 11.º penálti, marcado por Brahimi, foi embater no poste da baliza de Rui Patrício. A seguir, Bryan Ruíz fez o golo que colocou o Sporting na final.
Esta quarta-feira o FC Porto até entrou em Alvalade na frente da eliminatória. Mas aos 84 minutos Coates aproveitou uma bola dentro da área para fazer o empate na eliminatória (que ainda bateu… no poste). Dois minutos depois, aos 86′, Alex Telles bateu um canto do lado esquerdo do ataque do FC Porto e Marcano cabeceou, levando a bola a bater na barra da baliza. Ainda nesse lance Felipe e Reyes fizeram o mesmo (com o desvio do mexicano a entrar mesmo na baliza), mas numa altura em que o defesa brasileiro já tinha sido apanhado em fora de jogo.
O prolongamento nada mudou e os penáltis chegaram para, mais uma vez, desempatar um jogo entre as equipas de Jorge Jesus e Sérgio Conceição. A primeira tentativa coube a Marcano e o espanhol acertou no poste do mesmo lado que, quase três meses antes, Brahimi tinha acertado. Depois dele, ninguém falhou e o Sporting apurou-se para a final da Taça de Portugal.
Quem se está a dar bem com os penáltis este época é o Sporting. Além das duas vitórias sobre o FC Porto, a equipa orientada por Jorge Jesus também ganhou a final da Taça da Liga contra o V. Setúbal depois da marcação de grandes penalidades. Nesse dia, Podstawski foi o único a falhar: acertou na barra.