Madeira

Vento forte no aeroporto da Madeira cancela e obriga a reencaminhar voos

Vento forte na Madeira levou ao cancelamento de quatro voos, três da TAP e um da easyJet e seis aviões foram reencaminhados para outros aeroportos. IPMA já registou uma rajada de 93 km/h.

HOMEM DE GOUVEIA/LUSA

O vento forte que se faz sentir na zona do aeroporto da Madeira já obrigou ao cancelamento de quatro aviões e fez divergir outros seis para diversos destinos, informou fonte da estrutura aeroportuária.

De acordo com a mesma fonte, estão cancelados, neste momento, quatro voos: três da companhia aérea portuguesa TAP e um voo da companhia de baixo custo easyJet, sendo que a TAP já cancelou o voo programado para as 12h25 horas. Os voos da companhia área portuguesa eram provenientes do Porto e de Lisboa e o da easyJet do Porto.

Quantos aos voos divergidos são seis, que foram reencaminhados para Porto Santo, FuerteVentura (Ilhas Canárias), Lisboa e dois aviões da easyJet voltaram à origem, um de Gatwick e outro de Bristol, num dia em que estão previstos 43 movimentos. Apenas um voo conseguiu aterrar, aproveitando uma aberta, no caso um avião da Condor, proveniente de Hamburgo.

O vento tem estado a soprar forte na zona do aeroporto Cristiano Ronaldo, com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a já ter registado uma rajada de 93 km/h na estação que mantém no local. O IPMA tem ativo um aviso amarelo até sexta-feira às 11h59 horas, para o vento forte do quadrante norte, com rajadas até 80 km/h, em especial nos extremos oeste e leste da ilha da Madeira.

A Capitania do Porto do Funchal também emitiu avisos para agitação marítima forte, má visibilidade e vento, recomendando aos “proprietários ou armadores das embarcações para que tomem as devidas precauções mantendo estas nos portos de abrigo e considerem a adoção de medidas suplementares tais como o reforço da amarração”. Recomenda ainda “à população que adote medidas de autoproteção na orla costeira em função do vento forte que se verifica”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)