As ações da espanhola Prisa estiveram esta sexta-feira de manhã a subir na bolsa de Madrid. Segundo avança o El Confidencial, a iminência de uma decisão portuguesa sobre a venda da Media Capital aos franceses da Altice terá influenciado a forte subida das cotações, que chegou aos 2,19 euros.

O negócio entre Prisa e Altice é fundamental para a espanhola, já que dele depende a sua renegociação da dívida que está atuamente nos 1,087 milhões. A fazer-se o negócio pelo valor previsto — 320 milhões de euros — a dívida da Prisa baixaria para 661,2 milhões de euros, escreve o jornal espanhol.

A decisão portuguesa é esperada nos próximos dias. A 15 de fevereiro, a Autoridade da Concorrência anunciou que iria abrir uma investigação aprofundada à compra do grupo Media Capital pela Altice, dona da PT Portugal/Meo, por existirem “fortes indícios” de que a operação poderá resultar em “entraves significativos” à concorrência.

Autoridade da Concorrência abre “investigação aprofundada” à compra do grupo Media Capital pela Altice

A Prisa controla cerca de 95% da Media Capital, a detentora da TVI, e optou pela sua venda depois de falhada a tentativa de alienar a Santillana. Inicialmente, o prazo indicativo para o fecho do negócio com a Altice era 13 de abril, mas a data foi estendida para esperar pela resolução da Autoridade da Concorrência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR