É já neste domingo que a Volkswagen vai apresentar o seu primeiro modelo 100% construído de raiz. Enquanto o e-Golf e o e-up!, ambos 100% eléctricos, derivam de veículos tradicionais, já conhecidos com motorizações alimentadas por combustíveis fósseis, este novo I.D. R Pikes Peak não só vai ser o primeiro elemento da gama eléctrica I.D., como nunca usufruiu – nem vai usufruir – de um motor térmico. Mas promete ser, de longe, o mais potente Volkswagen de sempre, e o mais rápido.

Este é o mais rápido dos eléctricos da família I.D.

A apresentação pública do novo modelo vai ter lugar a 22 de Abril, às 15h00, numa cerimónia que será transmitida em live streaming. Espera-se que, nessa ocasião, sejam reveladas as características ainda desconhecidas – que são muitas – sobre o R Pikes Peak, que para já é um modelo exclusivamente de competição, mas nada impede que venha a ver a luz do dia como um superdesportivo, com emblema da Volkswagen ou de qualquer outra marca do grupo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Volkswagen contrata Dumas para a rampa de Pikes Peak

O que já se conhecem são as formas do I.D. de corrida, bem como o piloto que vai estar ao volante, o francês Romain Dumas, um especialista de Pikes Peak Hill Climb, uma prova de rampa e uma das mais antigas do mundo, extremamente popular entre os americanos. Além dos precipícios capazes de aterrorizar qualquer um e de um ‘interminável’ número de curvas, a competição é igualmente conhecida como a corrida às nuvens, isto porque se os concorrentes arrancam a 2.862 metros de altitude, cortam a meta quanto ultrapassam 4.302 metros. Nada mau, se nos recordarmos que a montanha portuguesa mais alta ronda os 2.000 metros de altitude.