Avicii e Nile Rodgers, mestre americano da música funk e disco que fundou os Chic, tinham uma relação próxima. O DJ e produtor musical sueco, que morreu esta sexta-feira aos 28 anos, esteve com Rodgers no estúdio a ajudar a produzir o próximo álbum dos Chic (o primeiro da banda desde 1992, que ainda está a ser gravado), em 2017. O DJ chegou mesmo a dizer à revista Rolling Stone que, entre as coisas que “mais amava” na vida, estavam experiências como a de “ter uma sessão de estúdio com o Nile Rodgers e ganhar um entendimento e uma perceção do que é a música que é de valor incalculável”.

Rodgers já comentou a morte do amigo. Em declarações à agência noticiosa Associated Press, o músico começou por elogiá-lo, dizendo estar “chocado” com o sucedido. “Não sei o que aconteceu, em termos clínicos, mas posso dizer que como pessoa, como amigo e, ainda mais importante do que isso, como músico, o Tim era um dos melhores e mais naturais compositores de melodias com que já trabalhei. E eu já trabalhei com alguns dos melhores músicos do planeta”. Exemplos? Madonna, David Bowie, Duran Duran, Britney Spears, Daft Punk, Pharrell Williams, Sam Smith, Lady Gaga, Kylie Minogue…

O guitarrista e fundador dos Chic não evitou, contudo, abordar o problema de consumo de álcool do produtor sueco, recordando o último concerto que deram juntos, há três anos: “Foi um pouco triste para mim vê-lo assim porque ele tinha-me prometido que ia deixar de beber. E quando o vi naquela noite, ele estava bêbado. E eu fiquei surpreendido. Disse-lhe: meu, vá lá, o que é que estás a fazer? O que é que se está a passar? Disseste-me que isso já tinha acabado…”

[Avicii e Nile Rodgers falam sobre a sua relação de amizade:]

“Demos um concerto e eu fiquei um bocado chateado. Ainda assim, passámos grandes tempos juntos. Foi fantástico que fôssemos tão próximos”, disse ainda Nile Rodgers, que havia reagido primeiro no Twitter: “Estou a chorar num avião. Espero não deixar os outros passageiros nervosos”, escreveu num tweet. Mais tarde escreveu: “Ainda não acredito que o Tim se foi… Descansa em paz, Avicii. Eras tão talentoso e estou feliz por ter vivido neste planeta enquanto cá estiveste. Grande irmão, amor para sempre.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR