O presidente norte-americano decidiu atualizar o mundo sobre a evolução das negociações entre Estados Unidos da América (EUA) e Coreia do Norte no Twitter. Através da sua conta na rede social, Donald Trump atacou um jornalista e um órgão de media (a NBC) que tinham criticado a postura de Trump nas negociações e o resultado que se adivinha delas.
O dorminhoco Chuck Todd do órgão de fake news NBC disse que tínhamos cedido muito nas nossas negociações com a Coreia do Norte e que a Coreia do Norte não nos tinha dado nada. Wow, [na verdade] nós não lhes demos nada e eles concordaram com a desnuclearização (o que é ótimo para o mundo), com o encerramento de espaços de testes nucleares e com os próprios testes!”, escreveu Trump na rede social que usa com grande regularidade.
“Ainda estamos longe de concluir as negociações com a Coreia do Norte. Talvez resultem, talvez não resultem — só o tempo o dirá… mas o trabalho que estou a fazer já devia ter sido feito há muito tempo”, acrescentou o presidente dos EUA.
Sleepy Eyes Chuck Todd of Fake News NBC just stated that we have given up so much in our negotiations with North Korea, and they have given up nothing. Wow, we haven’t given up anything & they have agreed to denuclearization (so great for World), site closure, & no more testing!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) April 22, 2018
….We are a long way from conclusion on North Korea, maybe things will work out, and maybe they won’t – only time will tell….But the work I am doing now should have been done a long time ago!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) April 22, 2018
Além de garantir a desnuclearização da Coreia do Norte, o presidente norte-americano pretende pressionar Kim Jong-un para que o líder norte-coreano liberte três norte-americanos que se encontram detidos no país. Resta saber se os dois líderes políticos chegarão a acordo, que contrapartidas exigirá Kim Jong-un para ceder às exigências americanas e se as novidades diplomáticas voltarão a ser dadas através do Twitter.
No mês passsado, Trump e Kim Jong-un concordaram encontrar-se numa reunião inédita que visa debater o fim do programa nuclear da Coreia do Norte. O local e data do encontro ainda não foram divulgados, apesar de se esperar que aconteça no mês de maio e até já ter sido apontado um local preferencial: a Suécia. Ainda há um mês o ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coerano esteve na Suécia para uma visita que foi vista como preparatória para o encontro.