A Coreia do Sul acabou com a emissão de propaganda através do sistema de som na fronteira com a Coreia do Norte. Segundo a BBC, a medida vem a propósito do encontro entre ambas as fações que decorre este fim-de-semana. O Sul tem dezenas de colunas dispostas na zona da fronteira que “bombardeiam” um pouco de tudo: de K-pop (música pop coreana) a notícias sobre os “vizinhos” do Norte.

As emissões conseguem ser ouvidas pelas tropas da Coreia do Norte que estão colocadas ao longo da fronteira e por civis que vivam perto dessa região. Seoul diz que esta medida foi tomada com o intuito de melhorar o clima entre as duas facções antes das conversas que começarão esta sexta-feira. Não se sabe se o silêncio será mantido no futuro.

O sistema de som foi desligado na madrugada desta segunda-feira, 23 de abril, e costuma emitir, alto e bom som, propaganda “sulista”. “Queremos atenuar a tensão militar entre as duas Coreias e criar uma atmosfera pacífica para as conversas”, explicou Choi Hoi-hyun, porta-voz do governo sul coreano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esperamos que esta decisão faça com que ambas as Coreias acabem com as críticas mútuas e propaganda mútua, o que contribuirá para a criação da paz e de novos princípios.”

A Coreia do Norte anunciou este fim-de-semana que vai suspender os seus testes nucleares e fechar a zona que costuma experimentar este tipo de armas. A surpreendente decisão surgiu num momento em que o país se encontra a preparar um encontro histórico com a Coreia do Sul e os EUA. Moon Jae-in, o presidente da Coreia do Sul, afirmou que esta é “uma importante decisão rumo à total desnuclearização da península Coreana”.

Kim Jong-un, o líder norte-coreano , irá reunir com o presidente Moon na próxima sexta-feira, 27 de abril, na vila de Panmunjom. Este será o primeiro encontro “inter-Coreias” em dez anos. O encontro do líder norte-coreano com Donald Trump deverá acontecer em Junho. Será a primeira vez que líderes destas duas nações se reúnem para conversar.

A propaganda sul-coreana tem sido emitida desde o fim da Guerra da Coreia e foi pensada como forma de persuadir os soldados norte-corenaos, fazendo com que questionassem aquilo que os seus líderes lhes dissessem. A utilização deste método tem aumentado ao longo dos anos depois das mais que muitas crises diplomáticas que envolveram ambas as fações.

Em 2004, as emissões pararam — resultado de uma negociação entre os dois países. Contudo, em 2015, depois de dois soldados sul-coreanos terem sido feridos por minas norte-coreanas  na zona desmilitarizada (DMZ), o Sul voltou a ligar o sistema de som. No mesmo ano voltou a haver silêncio mas o mesmo voltou a ser interrompido em 2016, em jeito de resposta ao teste de uma bomba de hidrogénio norte-coreana. Não há informações sobre se o som regressará depois de concluídas as conversações entre ambos os países.