A Galeria do Pelourinho, em Óbidos é, a partir desta segunda-feira, a Casa José Saramago, numa parceria entre a Fundação do Nobel da Literatura e a Óbidos Cidade Criativa da Literatura da UNESCO, que ali ficará sediada.

O espaço abre portas, simbolicamente, no Dia Mundial do Livro, marcando “o momento de viragem” de Óbidos como Cidade Criativa da Literatura da UNESCO que, com esta iniciativa, assume a vila com “um lugar de expressão da literatura e da cultura”, disse à agência Lusa Celeste Afonso, diretora executiva de Óbidos Cidade Criativa.

“Temos em Portugal uma vila literária e um prémio Nobel da Literatura, e fazia todo o sentido juntar princípios e estratégias da Fundação José Saramago e de Óbidos Vila Literária num espaço conjunto que será uma casa de todos os escritores e leitores”, afirmou a mesma responsável.

A Casa José Saramago passa a ser, segundo Celeste Afonso, “um espaço multifuncional e multicultural”, com uma programação própria, integrando ações promovidas pela Fundação José Saramago e outras da Óbidos Vila Literária.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por ali vão passar “exposições, lançamentos de livros, filmes, espetáculos, workshops”, quer integrados na programação dos festivais literários Folio e Latitudes, quer “ao longo de todo o ano”, concretizando o objetivo deste espaço como “mostra do que se faz em termos literários em Portugal”, explicou Celeste Afonso.

O espaço “multifuncional e multicultural” vai contar com “uma biblioteca/sala de leitura, com toda a obra de Saramago em todas as línguas, e outros livros de outros autores”, revelou.

Dotada de um auditório, uma galeria e de um espaço sede da Cidade Criativa da Literatura, a Casa José Saramago obrigou a algumas obras de adaptação da até aqui Galeria do Pelourinho, num investimento de “dez mil euros, suportados pela Câmara de Óbidos”, parceira do projeto.

Esta segunda-feira será assinado o protocolo entre as três entidades — Fundação José Saramago, Câmara de Óbidos e Óbidos Vila Literária — , numa cerimónia que conta com Pilar Del Rio, presidente da Fundação Saramago, e com o ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, que assinala assim o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. A Programação do espaço será divulgada em maio, com todas as iniciativas previstas até dezembro.