O início desta semana trouxe temperaturas altas, em alguns casos a chegar mesmo perto dos 30 graus. Aliás, na tarde desta terça-feira, e de acordo com a informação disponibilizada na página na internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o distrito de Santarém ultrapassou mesmo essa barreira, com a temperatura máxima a chegar aos 32 graus.

Mas a partir de quarta-feira, dia 25 de Abril, os termómetros vão começar a registar números mais baixos, tal como confirmou ao Observador a metereologista do IPMA Maria João Frada: “As temperaturas máximas começam a baixar amanhã (quarta-feira) no litoral a norte do Cabo Espichel entre dois a seis graus. Esta descida vai estender-se às restantes regiões até sexta-feira.”

É precisamente na sexta-feira que vai haver uma “descida generalizada da temperatura em todo o território, entre cinco e nove graus”. Ou seja, se nestes dias as máximas estão entre os 24 e os 28 graus, no final da semana ” vão chegar no máximo aos 20 graus mas, na grande generalidade, sexta-feira e sábado vão ser inferiores a 15 graus”, disse a metereologista. As mínimas também vão descer, mas de uma forma menos acentuada, entre os três e cinco graus.

Em relação à chuva, na quarta-feira há “condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada nas regiões do interior durante a tarde”, pode ler-se na página do IPMA. Na quinta-feira “há possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas, dispersos e pouco frequentes” nas regiões do interior.

Na sexta-feira pode haver “períodos de chuva fraca a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela” e no sábado podem registar-se “aguaceiros fracos mais frequentes nas regiões Norte e Centro”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR