A Google prepara-se para lançar o seu próprio serviço de mensagens de texto, o Chat, que irá concorrer diretamente com o iMessage da Apple e, até certo ponto, com o WhatsApp. A notícia foi avançada pela revista especializada em tecnologia The Verge, mas ainda não há data marcada para o lançamento.

O Chat faz parte do género de produtos que se incluem na categoria Rich Communication Services (RCS), semelhantes ao sistema SMS, mas que incluem algumas funcionalidades extra. É o caso das notificações de leitura, que informam ao remetente que o destinatário já leu a sua mensagem, e dos sinais de que o interlocutor está a digitar. O serviço, conta a BBC, também permitirá conversas de grupo e inclusão de imagens em formato GIF.

O serviço estará disponível nos smartphones Android, da Google. A Verge explica que a empresa tem estado em contacto com mais de 50 empresas de telecomunicações e fabricantes como a Vodafone, a Verizon, a Samsung e a Huawei. Contudo, não chegou ainda a acordo com a Apple para incluir o seu serviços em iPhones. O Chat também não incluirá mensagens encriptadas como um dos seus concorrentes, o Telegram.

De acordo com informações citadas pelo Telegraph, mais de dois mil milhões de aparelhos eletrónicos utilizam o sistema Android, cerca do dobro do número de utilizadores do serviço WhatsApp, que pertence ao Facebook.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR