Uma lusodescendente está entre os feridos no atropelamento de segunda-feira em Toronto, no Canadá, que fez 10 mortos, disse à agência Lusa uma fonte próxima da família. Segundo a fonte, que não se quis identificar, Mavis Justino é filha de emigrantes oriundos da ilha Terceira, nos Açores.

O suspeito, Alex Minassian, foi acusado da morte de 10 pessoas e da tentativa de homicídio de 15 outras no atropelamento de segunda-feira.

Mavis Justino é um dos 15 nomes referidos no acidente, segundo um documento judicial de acusação do suspeito da tentativa de homicídio.

“Gostava de agradecer a todos aqueles que me enviaram mensagens de preocupação e de amor”, escreveu Mavis Justino na rede social Facebook. A vítima sublinhou ainda o fato de ter “conseguido sobreviver”, reconhecendo gratidão” pelo fato de ali estar presente pois tem pela frente “um longo processo de recuperação”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Tenho um longo processo de recuperação mas consegui sobreviver. Estou muito grata por estar aqui hoje”, acrescentou.

Um juiz de Toronto decidiu na terça-feira levar a julgamento Alek Minassian, que não apresentou qualquer recurso nem contestou nenhuma das acusações e terá de comparecer em tribunal, para julgamento, em 10 de maio.

As fotos e vídeos da detenção mostraram um homem agressivo, que enfrenta um polícia empunhando o que parece ser uma pistola, ao lado de uma carrinha branca com a dianteira da carroçaria amolgada.

O atropelamento mortal ocorreu quando Toronto acolhe uma reunião dos ministros da Segurança Pública do G7, depois de ter sido o anfitrião, durante o fim de semana, da reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos sete países mais industrializados do mundo (Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá).