904kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Bruxelas quer programa comum de vacinas na UE até 2020

Este artigo tem mais de 5 anos

Criação de planos nacionais/regionais de vacinação, com meta comum de cobertura de 95%, contra o sarampo, e de programa de vacinas comum na UE até 2020 são alguns dos objetivos da Comissão Europeia.

A Comissão Europeia recomendou esta quinta-feira o desenvolvimento de planos nacionais ou regionais de vacinação, com uma meta comum de cobertura de 95%, contra o sarampo e a criação, até 2020, de um programa de vacinas comum na União Europeia (UE).

“A vacinação é uma das medidas de saúde pública desenvolvidas no século XX mais poderosa e com melhor custo-benefício. Enquanto médico, fico destroçado de ver crianças morrer devido à baixa taxa de adesão, hesitação em relação à vacinação ou falta de vacinas disponíveis”, disse Vytenis Andriukaitis, comissário europeu para a Saúde e Segurança Alimentar. “As doenças infecciosas não estão confinadas dentro de fronteiras. As fraquezas em termos imunitários de um dos Estados-membros coloca a saúde e segurança dos cidadãos em risco em toda a Europa.”

O executivo comunitário apresentou um conjunto de 20 recomendações sobre o reforço da cooperação na UE no combate a doenças que podem ser evitadas pela vacinação, incluindo o desenvolvimento e aplicação de planos de vacinação a nível nacional e/ou regional até 2020 e uma meta mínima de cobertura da vacinação contra o sarampo de 95%.

A proposta inclui também a possibilidade de ser desenvolvido um cartão de vacinação comum na UE, que pode ser partilhado por via eletrónica, e o estabelecimento de um sistema europeu de partilha de informações para recolher conhecimentos e desenvolver orientações para um programa central de vacinação até 2020, com doses e idades que os Estados-membros da UE concordem que são comuns a todos os países.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Bruxelas propõe ainda a introdução de controlos de rotina do estatuto vacinal e oportunidades regulares de vacinação em diferentes fases da vida, por exemplo, nas escolas e nos locais de trabalho.

A Comissão Europeia quer ainda que seja criado um portal europeu de informações sobre a vacinação até 2019, para fornecer elementos de prova objetivos, transparentes e atualizados sobre os benefícios e a segurança das vacinas.

De acordo com os dados mais recentes recolhidos pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, os casos de sarampo continuam a aumentar em alguns países da UE, nomeadamente em Portugal, e do Espaço Económico Europeu.

Como desmontar a retórica anti-vacinas em 8 passos

No período de 12 meses, entre 1 de março de 2017 e 28 de fevereiro de 2018, foram comunicados 14.813 casos de sarampo através do Sistema Europeu de Vigilância. Destes casos, em que o estatuto de vacinação era conhecido, 86% não tinham sido vacinados. Além disso, o Centro Europeu estima que pelo menos 40 mil pessoas morrem anualmente de gripe, em parte devido à baixa cobertura vacinal.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.