Política, economia, ambiente, diplomacia e geoestratégia. Estes foram alguns dos temas a marcar a agenda da visita de Estado do presidente francês aos Estados Unidos no início desta semana. Mas, nos eventos oficiais, os olhares do mundo vincaram-se também no duelo de estilos protagonizado pelas primeiras damas: Melania Trump e Brigitte Macron.

Durante três dias, os modelos, estilos e marcas escolhidas pelas duas mulheres para os eventos oficiais foram esmiuçados ao detalhe, desde o designer que assina a criação até ao seu custo. Entre a discrição e alguma ousadia, Melania e Brigitte distribuíram as suas escolhas entre marcas francesas e norte-americanas, variando pouco nas cores escolhidas e distinguindo-se por pequenos detalhes como o corte do decote, a forma da cintura ou a altura da bainha.

Entre os modelos que geraram mais comentários, o fato branco assinado por Michael Kors usado por Melania durante a receção oficial ao casal Macron na Casa Branca, na passada terça-feira, 24, foi claramente o vencedor. Não apenas pela originalidade do corte do blazer, mas também pelo uso de um chapéu de aba da mesma cor que tornou Melania numa figura central de todo o cenário preparado para o evento.

Também o vestido Chanel escolhido para o jantar oficial na Casa Branca foi alvo de muita atenção dos media e dos críticos de moda — o mesmo vestido com que a primeira dama surge no vídeo a mostrar os últimos preparativos na Sala de Estado antes de receber o casal francês.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um evento que o próprio presidente Emmanuel Macron destacou na sua conta de Twitter, agradecendo, uma vez mais, a receção organizada no que considera uma “casa histórica”. “A Casa Branca é um lugar mítico, atravessado pela amizade franco-americana. É dentro destes muros que a história do século XXI se vai continuar a escrever”, comentou.

Donald Trump também não deixou de agradecer a Melania pelos trabalhos de organização e preparação da visita do casal Macron aos Estados Unidos, realçando o seu “trabalho espectacular”…

… preparativos esses que Melania fez questão de partilhar na sua conta oficial de Twitter, mostrando vários detalhes da organização, desde a escolha do menu para o primeiro jantar até à seleção de flores e outros adereços.

Para rever alguns dos momentos do encontro entre os casais presidenciais, bem como os modelos e as escolhas de moda de Melania Trump e de Brigitte Macron, percorra a nossa fotogaleria e confira o estilo e as assinaturas dos designers.