As vendas de carros novos por essa Europa fora atingiram, no primeiro trimestre de 2018, o melhor valor dos últimos 18 anos. Isto apesar das quebras importantes em países como o Reino Unido, o maior responsável pela redução das vendas no mês de Março, mas que nem assim conseguiu tirar o brilho ao volume de veículos transaccionados nos primeiros três meses do ano. Só em Março, o mercado inglês perdeu 474.100 unidades, a somar às 244.400 que já tinha vendido a menos em Janeiro e Fevereiro.

Os dados revelados pela Jato permitem confirmar a queda dos motores diesel, face ao primeiro trimestre de 2017, onde representaram 46% das vendas, caindo agora para 38%, isto enquanto os gasolina subiram de 48% para 55%. Os modelos alimentados por combustíveis alternativos, eléctricos incluídos, cresceram no mesmo período uns impressionantes 23,4%, apesar de continuarem quase marginais, tendo subido de 4,3% em 2017, para 5,4% em 2018.

Entre os veículos eléctricos o Renault Zoe foi o que mais vendeu, com 8.128 unidades, à frente do Nissan Leaf (8.069), Volkswagen e-Golf (5.057), BMW i3 (4.125) e Tesla Model S (3.960). Nos híbridos plug-in, o Mitsubishi Outlander manteve a liderança, com 4.524 unidades, à frente do Volkswagen Passat (3.635), Volvo XC60 (3.345), Volkswagen  Golf (2.479) e BMW Série 2 Tourer (2.202). Nos híbridos, o domínio da Toyota é total, com o Yaris a ser o primeiro, seguido do C-HR, Auris e Rav4, com o Kia Niro a surgir como o 5º mais vendido.

Considerando apenas o desempenho do mercado em Março, em termos de marcas, a Volkswagen continuou a dar cartas, tendo sido das quatro mais vendidas a única a crescer (2%). A Ford manteve o segundo lugar, mas a cair 15% e a Renault posicionou-se em terceiro, com menos 8% do que em 2017. Isto enquanto a Opel/Vauxhall é a quarta mais vendida, se bem que a registar uma descida de 16%, a maior no top 20.

O ranking dos veículos mais populares na Europa continua a ter o Golf na liderança destacada, tanto mais que em Março deu um salto de 16%, no bom sentido, sendo o único que viu as vendas aumentarem entre o top 5. A segunda posição pertence ao Fiesta e a terceira ao Clio, surgindo o Qashqai em 4º e o primeiro entre os SUV. Polo, 208, Focus, Corsa, Captur e 500 encerram o lote dos 10 mais vendidos. Entre os modelos que mais viram subir as suas vendas durante Março, lidera o português Volkswagen T-Roc, seguido do Citroën C3 Aircross e Opel Crossland X, enquanto as maiores quebras nas vendas foram pertença do Astra, Corsa e Yeti.